Promoção da inclusão de pessoas com deficiência é uma das alterações do governo dos Açores, afirma Andreia Cardoso
Ponta Delgada, 4 de agosto de 2020
A Secretaria Regional da Solidariedade Social disse hoje, em Ponta Delgada, que a promoção da inclusão de pessoas com deficiência foi uma das alterações do governo regional durante este período, sendo o Centro de Apoio à Deficiência resultante dessa preocupação.
Andreia Cardoso falava na margem de uma visita à obra de requalificação onde será instalado o Centro de Apoio à Deficiência, espaço que será compartilhado pela Aurora Social - Associação de Promoção e Emprego Apoiado e pela Associação Portuguesa de Perturbações de Desenvolvimento e Autismo (APPDA Açores).
“Esta infraestrutura, que prevemos a sua conclusão no primeiro semestre do próximo ano, terá em conta as várias necessidades que foram identificadas com a avaliação que foi efetuada aos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) em 2018”, destacou a governante.
“Este novo espaço visa uma oferta alternativa de serviços de apoio, que viabilizam a integração social e profissional das pessoas que o irão frequentar, com a introdução de múltiplas valências na área do apoio à deficiência”, acrescentou.
O Centro de Apoio à Deficiência resulta de um investimento do Governo dos Açores de mais de quatro milhões de euros, onde se inclui a aquisição do espaço e as obras de requalificação do edifício, que dará resposta a 80 pessoas com deficiência na ilha de São Miguel.
O edifício salvará espaços com a realização de atividades ocupacionais, desenvolvimento pessoal e social, como treinamento para atividades de vida diária e competências, com vista à promoção da autonomização dos usuários e seu potencial.
GaCS / AIC




