Obras na Escola das Capelas estão concluídas no primeiro semestre de 2022 (anexo disponível no site) Ponta Delgada, 4 de agosto de 2020 O Secretário Regional de Educação e Cultura declarou hoje, em S. Miguel, que o Governo dos Açores tem “expetativa” ...
, obras, na, escola, das, capelas, estão, concluídas, no, primeiro, semestre, de, 2022, (anexo, disponível, no, site), ponta, delgada, 4, de, agosto, de, 2020, o, secretário, regional, de, educação, e, cultura, declarou, hoje, em, s, miguel, que, o, governo, dos, açores, tem, “expetativa”
Obras na Escola das Capelas estão concluídas no primeiro semestre de 2022 (anexo disponível no site)
Ponta Delgada, 4 de agosto de 2020
O Secretário Regional de Educação e Cultura declarou hoje, em S. Miguel, que o Governo dos Açores tem “expetativa” de que as obras de requalificação de instalações da Escola Básica Integrada (EBI) das Capelas Práticas Concluídas em abril de 2022.
Avelino Meneses, que visitou esta obra no concelho de Ponta Delgada no âmbito da visita ao Governo de S. Miguel, adiantou-se a estimativa que, na Páscoa de 2021, após a conclusão da 1.ª fase das obras, poderá ocorrer “ a transferência de alunos para as instalações que já são definitivas ”.
Após a suspensão de cerca de um ano e meio, resultante da necessidade de remodelação do projeto de aquecimento, ventilação e ar condicionado (avac), a empreitada foi retomada em junho e, por essa razão, foi recalendarizada, referiu o Secretário Regional.
A intervenção na EBI das Capelas visa a requalificação e beneficiação deste complexo escolar destinado a 800 alunos, assim como reforçar a sua capacidade com a construção de novos edifícios, o que permitirá aumentar as salas de aula, passando a contar com 33 salas de aula normais e duas de pequena dimensão.
As obras, adjudicadas à empresa Marques, S.A. pelo valor base de 7,4 milhões de euros, vão também permitir criar novas salas para disciplinas específicas, como Educação Visual e Tecnológica, dois laboratórios de Ciências e um laboratório de Física e Química.
A intervenção vai ainda possibilitar a reestruturação de algumas das zonas existentes, como a cozinha e a biblioteca, dotando-as de mais espaço e de melhores condições funcionais, assim como a criação de um núcleo de Educação Especial e de novas zonas destinadas a áreas de trabalho e de convívio de alunos, professores e pessoal auxiliar.
A empreitada inclui também a melhoria das atuais zonas desportivas, com a criação de uma sala de ginástica, bem como das áreas destinadas à administração e gestão da escola, assim como a criação de um percurso acessível coberto por toda a escola, permitindo a ligação entre todos os edifícios.
O Governo dos Açores, através do Secretário Regional da Educação e Cultura, autorizou mais recentemente, em finais de 2019, a contratação, mediante abertura de um concurso público, para a adjudicação da empreitada de instalação de aquecimento, ventilação e ar condicionado nesta escola.
A obra vai permitir às novas instalações da Escola Básica Integrada das Capelas um desempenho energético compatível com as atuais exigências de eficiência.
Por outro lado, acrescentou Avelino Meneses, está a aguardar o visto do Tribunal de Contas o processo relativo à construção da Escola de Rabo de Peixe, enquanto o processo da Escola dos Arrifes se encontra na fase de análise das propostas apresentadas a concurso.
O titular da pasta de Educação referiu ainda que o processo relativo à Escola Básica Integrada da Lagoa, especialmente para remoção de coberturas de amianto, está na fase de consignação da empresa, prevendo-se ou iniciando-se para breve.
GaCS / PB
