BE quer medidas para fixar médicos nos Açores com especial atenção para ilhas sem hospital
:: Comunicado de imprensa ::
O Bloco de Esquerda vai apresentar um plano com medidas para fixar médicos nos Açores, com especial atenção para ilhas sem hospital. Numa visita à ilha das Flores, depois de reunir com uma Unidade de Saúde da Ilha, António Lima, coordenador do BE defende também que é fundamental garantir uma segunda tripulação dos helicópteros da Força Aérea nos Açores: “É uma medida que pode salvar vidas” .
A distância da ilha das Flores em relação a uma ilha com hospital, exige particular atenção à necessidade de garantir um melhor acesso aos cuidados de saúde. E isso passa por garantir as condições que determinam os médicos na ilha.
“O BE está a preparar para o programa eleitoral uma proposta para fixar e atrair médicos para a Região e em particular para as ilhas sem hospital”, anunciou o coordenador do BE.
António Lima insiste também na necessidade de ser colocada nos Açores uma segunda tripulação de helicópteros da Força Aérea Portuguesa, como já existiu no passado.
“É uma necessidade absoluta”, porque, “numa situação em que uma das tripulações dos helicópteros da Força Aérea Portuguesa esteja numa evacuação em outra ilha, ou numa missão de busca e salvamento no mar, é necessário que haja outra equipa preparada para vir às Flores – por exemplo – fazer uma evacuação”, explicou o coordenador do BE.
Recorde-se que esta é uma promessa feita em 2016 pelo próprio peimeiro-ministro, António Costa, em vésperas das eleições regionais deste ano, mas que nunca foi cumprida.
“Esse problema tem que ser resolvido de uma vez por todas. É a saúde que esta em causa. A saúde tem que estar primeiro não apenas nos discursos, mas fundamentalmente na política e nas medidas que são implementadas”, disse António Lima.
Santa Cruz das Flores, 28 de agosto de 2020
Bloco de Esquerda Açores




