Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro apresenta mapa da população da freguesia da Luz, na ilha Graciosa | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro apresenta mapa da população da freguesia da Luz, na ilha Graciosa A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, apresenta, em setem...

, biblioteca, pública, luís, da, silva, ribeiro, apresenta, mapa, da, população, da, freguesia, da, luz, na, ilha, graciosa, a, direção, regional, da, cultura, através, da, biblioteca, pública, e, arquivo, regional, luís, da, silva, ribeiro, em, angra, do, heroísmo, apresenta, em, setem

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro apresenta mapa da população da freguesia da Luz, na ilha Graciosa

Data: 2020/09/01
Visualizações: 0
Incorporar
Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro apresenta mapa da população da freguesia da Luz, na ilha Graciosa
A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, apresenta, em setembro, como “Documento do Mês” a “Lista dos Povos da Freguesia da Senhora da Luz da Ilha Graciosa”.
Neste documento, datado de 1813/1814, encontra-se listada a família pura freguesia graciosense anos, dividida por classes.
Trata-se de um documento pertencente ao Fundo da Capitania-Geral dos Açores, que faz uso desta tipologia para conhecer o número de habitantes, por localidade e nível económico ('Caixa 6 - Mapas da população de São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo entre os anos 1789 e 1827 ').
A Capitania-Geral dos Açores, sediada no atual Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, era encabeçada por um capitão-general com o título de Governador e Capitão-General dos Açores, com alargada jurisdição administrativa, judicial e militar sobre todas as ilhas do arquipélago.
Esta estrutura político-administrativa foi criada por decreto a 2 de agosto de 1766, integrada nas chamadas reformas pombalinas da administração portuguesa, durante o reinado de D. José I, por iniciativa de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal.
A Capitania-Geral funcionou durante 65 anos, até ser extinta pelo decreto de 4 de junho de 1832, assinado, em Ponta Delgada, por D. Pedro IV.
Contudo, já anteriormente, em 1828, a Capitania-Geral deixara de exercer as suas valências, devido aos movimentos revolucionários que levariam à Guerra Civil Portuguesa (1828-1834).
A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.
Angra do Heroísmo, 31 de Agosto de 2020
GaCS / DRC
Nenhuma descrição da foto disponível.
 
 
 
Curtir
 
Comentar

Comentários

 
 
 
 
 
 
 
ícone de selo
Administrador
 5 min 
Assembleia Municipal - Junho de 2020 - João Maciel - Presidente da Assembleia Municipal de Velas
"Tem sido umas assembleias sempre bem participadas" João Maciel - Presidente da Assembleia Municipal de Velas .... Veja (vídeo ) e saiba mais...https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/267521874526168/?t=0
Veja Online »» O Breves Jornal / breves tv ... Veja (vídeos) e saiba mais »» Aqui » https://www.facebook.com/obrevesjornal/videos/… »»O Breves Jornal / breves tv - Viver,…
Ver mais
0:03 / 1:22
Curtir
Comentar

Comentários

Powered by WebTV Solutions