Madalena, O Município Com Maior Igualdade de Rendimentos Em Toda a Região
Na vanguarda das políticas sociais, o mais jovem Concelho da ilha é ainda um dos Municípios do país com melhores resultados no combate à desigualdade de especial e o sexo da região, onde se aufere o maior rendimento bruto anual.
A Madalena é o Concelho dos Açores onde o fosso entre ricos e pobres é menor, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), referente ao ano de 2018, que analisa o Coeficiente de Gini, utilizado para medir o quão desigual é a distribuição de rendimentos entre as pessoas, sendo menor quanto mais próximo de zero se situar o resultado.
Obtendo 23,6%, a Madalena destaca-se não só a nível regional, em que a média atinge os 27,9%, como também nacional (cuja média é de 26,5%), demonstrando a eficácia das medidas adotadas, localmente, no combate às assimetrias sociais e pobreza.
Apostando na educação como elemento impulsionador da justiça social e desenvolvimento territorial, de mãos dadas com as empresas, a autarquia tem vindo ainda a promover o emprego, em prol do crescimento pleno e equitativo do Concelho, que em 2017 apresentava a segunda taxa de desemprego mais baixa de todo o país.
“O nosso Município está entre os melhores de Portugal no que respeita à igualdade de acordo. Este é um resultado que nos enche de orgulho e que se deve também, em larga escala, à resiliência e ao empenho dos nossos negócios e das nossas instituições, fundamentais na criação de emprego e riqueza ”, afirma José António Soares, Presidente da Câmara Municipal , agradecendo o esforço de todos no crescimento da Madalena.
Cláudia Madruga

Curtir
Comentar


