Encontrados os 7 Vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular - Sical
Bragança foi o palco das
7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical
Os encontrados encontrados em 7 Vencedores
09.05.2020 - Realizou-se no Castelo de Bragança, com o apoio institucional do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Bragança, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical, que terminou com a revelação dos patrimónios vencedores através da votação popular e em direto num programa transmitido pela RTP em horário nobre.
A lista das 7 Maravilhas Vencedoras é (ordem alfabética):
BAILINHO DA MADEIRA - R.A. Madeira / Calheta
COLETE ENCARNADO - Lisboa / Vila Franca de Xira
CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE - Castelo Branco / Belmonte
FESTAS EM HONRA DE Nª SENHORA DOS REMÉDIOS - Viseu / Lamego
OS SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO – Porto / Trofa
ROMARIA DE S. BARTOLOMEU - Viana do Castelo / Ponte da Barca
ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA - Viana do Castelo / Caminha
Apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical homenageou as nossas inesgotáveis maravilhas, a nossa cultura popular baseada em vivências e saberes únicos, que têm feito de Portugal a nação que todos adoramos e que também os turistas estrangeiros se habituaram a disfrutar. A nossa Identidade Nacional, ao nível da Cultura Popular foi agrupada em 7 categorias e submetida ao voto popular: Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias e Artefactos.
Este espetáculo produzido pela Fremantle Portugal, contou com diversas atuações com especial destaque para a presença de Cuca Roseta, que cantou “Avé Maria", Tony Carreira, que cantou “Sonhos de Menino” e "Estou Aqui", Rita Sanches, ArtGym Company e Bruno Rosa.
“Esta iniciativa reveste-se de elevada importância para a divulgação do nosso património cultural tão singular e tão diferenciador. O destino Porto e Norte oferece uma riqueza e uma diversidade assinaláveis, constituindo um argumento ímpar para a forte dinâmica de atracão e visitação turística que o nosso território tem vindo a registar.
O turista de hoje procura mergulhar nas tradições mais ancestrais, do nosso património memória, com especial destaque para as expressões iconográficas e arquitetónicas. Com efeito, a excelência e a genuinidade da nossa cultura popular proporciona uma experiência humana única. Esta é a nossa herança cultural que ocupará sempre um lugar de destaque no âmbito da estratégia do Turismo do Porto e Norte. Um povo sem memória não existe, considera Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte.
“É uma honra receber o evento 7 Maravilhas® num dos Castelos mais bem conservados de Portugal, numa ótica de afirmação de Bragança como um destino natural, moderno e atrativo, com uma gastronomia de excelência, um mosaico paisagístico notável e um património cultural de referência, que tem, nas suas gentes e na forma genuína de saber acolher, a sua maior riqueza. Bragança é singular por tudo isto e muito mais, tendo, através deste evento, conquistado dois galardões 7 Maravilhas®, como a aldeia de Rio de Onor e o Mel de Montesinho.“ palavras de Hernâni Dinis Venâncio Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.
Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “A edição deste ano superou todas as nossas melhores expetativas. Num ano particularmente difícil, a mobilização dos portugueses em volta deste tema foi excecional. A RTP1 mobilizou os seus meios técnicos e humanos e produziu 24 programas em direto e ao vivo, de norte a sul do país, Madeira e Açores incluídos, privilegiando desta vez os municípios mais pequenos como cenário – uma verdadeira volta a Portugal, viajando pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região”.
“2020 demonstrou a força da cultura popular portuguesa, mas também a força que tem hoje a marca 7 Maravilhas® enquanto fator aglutinador dos grandes valores da nossa identidade nacional. Sendo um ano muito atípico, conseguimos mobilizar o país e montar uma operação grandiosa que percorreu todos os recantos de Portugal, criando novos e bons motivos para continuarmos a visitar este País de Maravilhas e de diversidade únicas – é essa a missão das 7 Maravilhas de Portugal®.” palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.
O projeto contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
RTP Televisão Oficial
SICAL Café Oficial
MATINADOS Ovos Oficiais
ALTICE PORTUGAL Parceira Tecnológica
SPAL PORCELANAS, Troféu Oficial
FAVAIOS Brinde Oficial
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC
SAPO Media Partner
O Conselho Científico, um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo, conta com os seguintes membros:
Associação Portugal Genial
CEARTE- Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património
CNC - Centro Nacional de Cultura
Fundação INATEL
Joana Vasconcelos
Secretaria de Estado - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Turismo de Portugal
Descarregar comunicado em Word e PDF.
Pode consultar todas as fotografias em 7maravilhas.pt/declaracao-oficial
Televisão Oficial
Image Café Oficial
Image Ovos Oficiais
Imagem Parceira Tecnológica
Imagem
Auditores
Imagem Troféu Oficial
Image Brinde Oficial
Image Media Partner
Imagem
Declaração Oficial
7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical
Município Anfitrião
Imagem Apoio Institucional
Image Image Alto Patrocínio
Imagem
Programa de Repescagem 1ª Meia Final 2ª Meia Final
Município Anfitrião
Imagem Apoio Institucional
Imagem JF Anfitriã
Imagem Município Anfitrião
Imagem Apoio Institucional
Imagem
Conselho Científico
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem
7 Maravilhas de Portugal

7MARAVILHAS.PT
Declaração Oficial • 7 Maravilhas da Cultura Popular®
Curtir
Comentar


