«Os fundos europeus estão a cumprir a sua missão» | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

«Os fundos europeus estão a cumprir a sua missão» A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou esta terça-feira três empresas nos concelhos de Alcobaça, Leiria e Pombal, que usaram fundos europeus dos concursos lançados pelo Governo em ple...

, «os, fundos, europeus, estão, a, cumprir, a, sua, missão», a, ministra, da, coesão, territorial, ana, abrunhosa, visitou, esta, terça-feira, três, empresas, nos, concelhos, de, alcobaça, leiria, e, pombal, que, usaram, fundos, europeus, dos, concursos, lançados, pelo, governo, em, ple

«Os fundos europeus estão a cumprir a sua missão»

Data: 2020/09/09
Visualizações: 0
Incorporar
«Os fundos europeus estão a cumprir a sua missão»
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou esta terça-feira três empresas nos concelhos de Alcobaça, Leiria e Pombal, que usaram fundos europeus dos concursos lançados pelo Governo em plena crise pandémica, para redirecionar a sua atividade econômica ou criar novos produtos, usando ciência e investigação.
No âmbito destes dois programas (Inovação Produtiva e I&D Empresas em contexto de Covid-19) já foram aprovados praticamente 600 projetos que mobilizaram 115 milhões de euros em fundos europeus.
Para o balanço estar completo, faltava apenas conhecer alguns dos projetos no terreno, bem como as empresas que os desenvolveram e que resolveram investir em inovação, conseguindo assim produtos de maior valor acrescentado.
«As empresas não estiveram paradas»
«Em pleno período de pandemia, as empresas não estiveram paradas, nem de braços cruzados. Aproveitaram para desenvolver e diversificar os seus negócios», disse Ana Abrunhosa aos jornalistas, que acompanharam a visita.
Foi o caso da Socem ED – Fabricação, Engenharia e Desenvolvimento de moldes, S.A. que, apesar de já ser uma referência na sua área, apostou na diversificação da atividade, criando equipamentos de proteção individual com dois objetivos em mente: produzir produtos sustentáveis (não descartáveis) e que sobrevivessem para lá do período de pandemia.
O resultado foram máscaras e viseiras de alta qualidade, personalizáveis – adaptando-se assim às necessidades das empresas – e podendo ser integradas em capacetes. O trabalho - desde à conceção aos protótipos - foi realizado em tempo recorde. «Um desafio», segundo a administração da empresa que os enche de orgulho.
Em Leiria, a Ministra visitou a Sensing Evolution, uma start up criada em 2015, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para área da saúde, sobretudo para a saúde auditiva. A empresa aproveitou o conhecimento adquirido e lançou-se no desenvolvimento de uma plataforma Web e de uma App destinada a facilitar e aumentar o número de testes Covid-19. Esta ferramenta vai permitir a realização de testes em casa, no local de trabalho, em laboratórios e farmácias, enquanto fornece às autoridades de saúde - de forma anónima e com consentimento do utente - estatísticas dos resultados. Pretende ainda ter um papel ativo na vacinação em massa da população contra o Covid-19, através de marcação, quando a vacina estiver disponível.
Já em Pombal, na visita à terceira empresa, a Ministra conheceu as soluções desenvolvidas por um consórcio liderado pela Shapetek – Tecnologias de Maquinação - para a abertura de portas em segurança.
Destinada, numa primeira fase, a hospitais, escolas e outros espaços de grande afluência, o projeto desenhou um sistema de apoio à abertura de portas, sem o uso das mãos, evitando assim o toque em superfícies propícias à propagação do vírus. O projeto só foi possível graças à colaboração de duas empresas - a Shapetek e a Sandredy - o Centro Tecnológico da indústria de Moldes e o Instituto Politécnico de Coimbra.
«Vamos daqui muito ganhar porque visitámos três magníficos exemplos de como os fundos europeus chegam ao território para cumprir a sua missão» referiu Ana Abrunhosa, recordando ainda que, graças a estes apoios e à coragem dos empresários, Portugal ficou menos dependente do exterior, ganhando autossuficiência em vários domínios e, até, capacidade exportadora, numa altura crítica para todos.
Tag:
empresas, coronavírus
Áreas:
Coesão Territorial
Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visita a star up a Sensing Evolution, Leiria, 8 de setembro de 2020
Nenhuma descrição da foto disponível.
 
 
 
Curtir
 
Comentar

Comentários

 
 
 
 
 
 
 
ícone de selo
Administrador
 2 min 
Entrega da lista do CDS-PP por São Jorge ..Veja Online »» Destaques / ... Veja (vídeos) e saiba mais »».https://www.facebook.com/1508800252744386/videos/339764853833415/
A cabeça de lista do CDS-PP por São Jorge - Catarina Cabeceiras, entregou hoje dia 7 de setembro, a lista de candidatos ás eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. .Veja Online »» Destaques / ... Veja (vídeos) e saiba mais »».https://www.facebook.com/1508800252744386/videos/33976
Ver mais
0:02 / 13:05
Curtir
Comentar

Comentários

Powered by WebTV Solutions