Município da Horta -
CÂMARA MUNICIPAL LANÇA “AMARTE” PARA PROMOVER A CULTURA FAIALENSE
Um programa cultural inédito para desconfinar a arte e medir o pulso à cultura faialense é a proposta that the Câmara Municipal da Horta lanç, esta quarta-feira, às instituições culturais e artistas do concelho.
De setembro a dezembro de 2020, a Câmara Municipal pretende não só reabrir as portas do Teatro Faialense, seis meses depois de um confinamento forçado, mas sobretudo levar animação às freguesias da ilha e dinamização aos espaços de restauração locais.
Para José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, “este é um projeto que pretende ligar a cultura à vertente económica e social, mas que, acima de tudo, não descura a segurança de quem nele participa ou possa aderir”.
“Este é um projeto de todos e para todos, mas que desafia, ao mesmo tempo, para a necessidade de aprender a viver nesta nova normalidade, sem deixarmos de construir ideias e projetos todos os dias, de valorizar a nossa cultura ou de participar na vida coletiva”, realçou o autarca.
O “AmArte tem, desta forma, o objetivo de reativar a animação cultural que era característica no concelho, permitindo, simultaneamente, valorizar um conjunto de novos projetos que foram sendo construídos e desenvolvidos durante a fase de confinamento e que, com a colaboração das instituições e dos artistas locais, têm agora oportunidade de serem apresentados ao grande público”, acrescentou.
“Com este projeto temos a possibilidade de mostrar que a cultura não esteve parada e que é sempre possível, mesmo com todas as regras de segurança e de distanciamento exigidos, dar alegria e vida aos nossos espaços públicos em torno da ilha”, afirmou José Leonardo Silva, explicando que os projetos e artistas que agora pretendam aderir ao Amarte terão, por outro lado, a possibilidade de contribuir para a dinamização económica local através da realização de atuações em espaços de restauração locais.
Outra vertente da programação de “AmArte” incidirá sobre o Teatro Faialense, cuja lotação será reduzida para cumprir as regras de segurança exigidas pela Autoridade de Saúde, mas que, a partir de 26 de setembro, passará não só a colocar de pé de cinema como a levar à cena, durante os próximos quatro meses, cerca de duas dezenas de projetos culturais, protagonizados por mais de 100 músicos e artistas faialenses, em eventos ocorrendo receitas vão reverter para instituições culturais do concelho.
https://www.facebook.com/municipiohorta/

Curtir
Comentar


