BE faz aprovar proibição de glifosato em espaços públicos para proteger saúde e ambiente | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

BE faz aprovar proibição de glifosato em espaços públicos para proteger saúde e ambiente A partir de 2022 será proibido utilizar produtos com glifosato em espaços públicos nos Açores. A proposta de iniciativa do BE, que visa “proteger a saúde pública ...

, be, faz, aprovar, proibição, de, glifosato, em, espaços, públicos, para, proteger, saúde, e, ambiente, a, partir, de, 2022, será, proibido, utilizar, produtos, com, glifosato, em, espaços, públicos, nos, açores, a, proposta, de, iniciativa, do, be, que, visa, “proteger, a, saúde, pública

BE faz aprovar proibição de glifosato em espaços públicos para proteger saúde e ambiente

Data: 2020/09/10
Visualizações: 0
Incorporar
BE faz aprovar proibição de glifosato em espaços públicos para proteger saúde e ambiente
A partir de 2022 será proibido utilizar produtos com glifosato em espaços públicos nos Açores. A proposta de iniciativa do BE, que visa “proteger a saúde pública e o ambiente”, entra em vigor no início de 2021, e requer o prazo de um ano para as autarquias e os serviços de administração pública se adaptarem aos métodos alternativos de combate às ervas espontâneas.
Vai acabar, assim, a utilização de glifosato nas vias públicas, jardins e parques “em que o trabalhador que o aplica se encontra equipado e protegido, quando, simultaneamente, no mesmo local, os transeuntes - tantas vezes crianças - passam desprotegidos ignorando os riscos que correm ”, referiu António Lima.
Os efeitos da exposição ao glifosato continuam a ser estudados e embora não haja certezas absolutas sobre estes, a Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (AIIC) da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou - em março de 2015 - o glifosato como “carcinogénico provável para o ser humano”.
“Perante as suspeitas existentes quanto aos efeitos negativos do glifosato na saúde e no ambiente, manda o princípio da precaução que se optem por métodos alternativos mesmo que isso possa implicar temporariamente um aumento de custo”, disse o deputado António Lima.
Nos Açores, o glifosato é amplamente utilizada no espaço público e, segundo o representante da ANAFRE ouvido em comissão, no parlamento, 98% das juntas de freguesia dos Açores utilizam-no.
Como alternativas existem - como métodos mecânicos e térmicos -, são viáveis, e já estão a ser aplicadas por várias autarquias dos Açores.
Estes métodos mais seguros e amigos do ambiente para a remoção de ervas espontâneas nos espaços públicos vão passar a ser utilizados por todas as freguesias, autarquias e administração regional.
“Hoje, foi dado um passo importante para que nas ruas dos Açores, nas nossas praças, jardins, se deixe de usar o glifosato para controle de ervas espontâneas”, assinalou o deputado do BE.
10 de setembro de 2020
:: Comunicado de imprensa ::
Bloco de Esquerda Açores
Nenhuma descrição de foto disponível.
 
 
 
Curtir
 
Comentar

Comentários

 
 
 
 
 
 
 
ícone de selo
Administrador
 4 min 
Município das Lajes do Pico -
INAUGURAÇÃO DA "Fonte Tavern"
O Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, esteve presente na cerimónia de inauguração do empreendimento “Fonte Tavern”, do empresário António Simas Santos, a que presidiu a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, em representação do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.
Na ocasião Roberto Silva classificou o novo investimento, situado na área histórica da Vila das Lajes do Pico, como um tesouro, considerando a beleza arquitetónica do espaço, que resulta da inspiração do seu promotor, António Simas Santos, que tem na marca Fonte, uma das principais marcas turísticas dos Açores e de Portugal, com especial ênfase para o fantástico hotel Aldeia da Fonte, agora reforçada com a Fonte Tavern, uma petiscaria de altíssima qualidade e bom gosto, muito vocacionada para os residentes e que muito amplifica a atratividade turística da Vila e do Concelho das Lajes do Pico.
Para o Presidente da Câmara, num contexto conjuntural difícil, este novo espaço açoriano de convívio, integrado num contexto geográfico de referência da ilha do Pico, do Triângulo e dos Açores, que é a fantástica fajã da Vila das Lajes do Pico, com outros tesouros como o Museu dos Baleeiros, revela aquela que deve ser a visão de futuro em matéria de investimentos no turismo, nomeadamente nos novos alojamentos turísticos, que são da maior importância para o desenvolvimento do nosso território, para as empresas e para a criação de emprego, seguindo linhas de inovação e de modernidade, conjugadas com a tradição, que potenciem um turismo de rede e de confiança, e ao mesmo tempo um turismo inteligente e sustentável.
Curtir
Comentar

Comentários

Powered by WebTV Solutions