Faial. Aprovada proposta do PSD para requalificar o Polo do Jardim Botânico em Pedro Miguel
A requalificação do Polo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial foi hoje aprovada na Assembleia Legislativa, um ano após a apresentação da iniciativa pelo PSD / Açores, ocorrida a 24 de setembro de 2019.
Sem debate, Carlos Ferreira teoru o quadro de degradação em que se encontrava aquela infraestrutura com uma área de cerca de 60 mil m2 e apelou à sua “requalificação urgente”, declarando que “no estado em que se encontra, e sem qualquer funcionário que permitir a sua visitação a quem passa e pretenda entrar, aquele espaço não é apelativo e não está a servir os objetivos que, numa Região como a nossa, deve cumprir ".
Por isso, afirmou o parlamentar social-democrata, a Junta de Freguesia de Pedro Miguel e os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial “desenvolveram um trabalho conjunto, que conduziu à iniciativa agora aprovada, pretendendo potenciar a educação ambiental, a preservação da natureza e o desenvolvimento económico daquela freguesia, da ilha e da Região”, disse.
Para Carlos Ferreira, “a requalificação do polo poderá passar pela implementação de um centro de interpretação e monitorização ambiental, mas importa que se proceda à avaliação de todas as potencialidades do espaço, e se considere a criação de um núcleo de atividades de ecoturismo a partir do Polo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial”.
O deputado destacou também na proximidade com os Charcos de Pedro Miguel, um espaço apontado pelos adeptos do Bird Watching como o melhor local do Faial para a observação de aves: “O projeto de requalificação deve contemplar as potencialidades conjugadas dos dois espaços”, defendeu.
“Esta requalificação, em Pedro Miguel e fora do centro urbano, constitui um investimento muito importante para combater o despovoamento, valorizar o mundo rural e criar um novo ponto de atração na ilha do Faial, para os residentes e para os visitantes”, concluídos.
Foto - Carlos Ferreira
Horta, 10 de setembro de 2019
PSD / Açores | Gabinete de Imprensa

Curtir
Comentar


