Ministro do Mar inaugurou o Radar de Santa Bárbara
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, inaugurou este sábado, na ilha Terceira, com o Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Miguel Miranda, e o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, o Radar de Santa Bárbara, o primeiro de três radares que vão ser instalados nos Açores. Acompanhou a cerimónia o representante da República Portuguesa, Embaixador Pedro Catarino.
O saliente que «este tipo de radar é essencial para assegurar o mecanismo de vigilância que consubstancia uma melhor qualidade das mercadorias e assume, na região autónoma dos Açores, uma importância fulcral no sentido de antecipar com o maior grau de fiabilidade como compatível com meteorológicas, servindo todo o Nordeste Atlântico. »
Ricardo Serrão Santos disse que para aferir a importância deste sistema não precisamos de recuar muitos anos, relembrando «o furacão Lorenzo que, em 2019, afetou os grupos ocidental e central com impactos económicos bastante elevados.»
O Ministro considerou ainda que «a maior frequência de eventos deste grau de severidade com caraterísticas tropicais, fruto das alterações climáticas, impele os responsáveis políticos a atuar no sentido de reforçar a sua rede de observação».
Ricardo Serrão Santos disse, por isso, que se irá empenhar, juntamente com o IPMA e o Governo Regional, para levar a termo a instalação dos outros dois radares, um nas Flores outro no grupo oriental.
Na deslocação que fez à ilha Terceira, nos Açores, o Ministro visitou na sexta-feira o AIR Center, Centro Internacional de Investigação do Atlântico, que promete contribuir para o aumento do conhecimento do oceano, e o Observatório José Agostinho, do IPMA, em Angra do Heroísmo.
Tag:
meteorologia, espaço, mudanças climáticas
Áreas:
Mar
Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na inauguração do Radar de Santa Bárbara, ilha Terceira, 12 de setembro de 2020

Curtir
Comentar


