Certificação como Destino Sustentável é um “processo contínuo” e um “compromisso de liderança” | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Certificação como Destino Sustentável é um “processo contínuo” e um “compromisso de liderança” A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou hoje que uma certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável é um “processo contín...

, certificação, como, destino, sustentável, é, um, “processo, contínuo”, e, um, “compromisso, de, liderança”, a, secretária, regional, da, energia, ambiente, e, turismo, sublinhou, hoje, que, uma, certificação, dos, açores, como, destino, turístico, sustentável, é, um, “processo, contín

Certificação como Destino Sustentável é um “processo contínuo” e um “compromisso de liderança”

Data: 2020/09/14
Visualizações: 0
Incorporar
Certificação como Destino Sustentável é um “processo contínuo” e um “compromisso de liderança”
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou hoje que uma certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável é um “processo contínuo” e um “compromisso de liderança, pelo exemplo e pela responsabilidade com o futuro”.
“Este é um processo que não acaba, aliás, é um processo contínuo que tem de envolver um conjunto ainda mais alargado de entidades e cidadãos, cada vez mais sensibilizados para a responsabilidade de elevar o nome Açores aos mais elevados de padrões”, frisou Marta Guerreiro.
A Secretária Regional falava na abertura do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, que se reúne, pelo menos, uma vez por ano, no âmbito do acompanhamento do processo de certificação dos Açores como Destino Sustentável, através da entidade certificadora EarthCheck.
Este grupo consultivo é constituído por entidades públicas, associativas e privadas, representativas dos interesses diretamente relacionados com a temática da Sustentabilidade do Destino Turístico Açores.
Nesta sessão foi apresentada uma revisão do processo e o respetivo ponto de situação da certificação, alcançada em 2019, bem como o progresso das ações do Plano de Ação 2020-2027.
Marta Guerreiro salienteou que “este foi um processo que envolveu muito trabalho, nem sempre visível, onde obtivemos elevados elogios da nossa entidade certificadora”.
Entre alguns pontos fortes mencionados pelo EarthCheck, um titular da pasta do Turismo destacou “uma estrutura organizacional de gestão do destino, encontrada por este Comité Consultivo, Grupos de Acompanhamento e Equipes Verdes de todas as ilhas, que desligou a envolvência de um leque alargado de intervientes ”, mas também a Cartilha de Sustentabilidade, a estratégia de comunicação, o trabalho elaborado ao nível da obtenção de evidências e a organização da documentação necessária.
“Por todos estes pontos fortes, os auditores congratularam a Região por ter sido a primeira vez que identificaram tão bilionários não-conformidades numa primeira auditoria num destino”, saliente Marta Guerreiro.
Segundo a Secretária Regional, enfrenta desafios que advêm da pandemia de Covid-19, esta certificação é a prova de que “os Açores têm feito um caminho interrompido nesta atividade, antecipando um conjunto de trabalhos de organização e ligado em prol do território e do setor, necessidades com as medidas que hoje se identificam a todos os destinos turísticos mundiais ”.
“Somos um exemplo de boas práticas nesta área, com uma notoriedade internacional muito positiva, por também desenvolvermos um trabalho totalmente alinhado com os padrões de sustentabilidade internacionais”, reforçou, lembrando que os Açores são o único arquipélago do mundo e a única região do país com esta distinção.
“Mais do que uma política, é uma responsabilidade para com o futuro”, frisou a Secretária Regional, assegurando que “a sustentabilidade é uma abordagem que deve estar presente em toda a atividade humana, dos negócios às decisões políticas, de interações sociais a ambientais ambientais ”.
A governante afirmou ainda que “alcançar um futuro sustentável significa conseguir superar um conjunto de desafios complexos, que só podem ser conseguidos através da cooperação e das parcerias entre todos, com a tomada coletiva dos impactos do nosso comportamento”, apelando, deste modo, ao envolvimento de um “cada vez maior leque de intervientes e atores locais e internacionais”.
A Associação de Turismo dos Açores (ATA), Associação Hotéis Portugal (AHP), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Universidade dos Açores, Instituto Açoriano de Cultura, Federação Agrícola dos Açores e entidades de segurança e proteção foram algumas das entidades que deram os seus contributos, juntamente com o testemunho do que estão a levar a cabo nas suas áreas, mostrando total disponibilidade para continuarem a ser agentes dinamizadores do setor.
Mais informações sobre a certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável podem ser obtidas em https://sustainable.azores.gov.pt/.
Ponta Delgada , 14 de Setembro de 2020
GaCS/HMB
 
 
 
 
 
0
Pessoas alcançadas
0
Engajamentos
Turbinar publicação
 
Curtir
 
Comentar
 
Compartilhar
 

Comentários

 
 
 
 
 
 
 
​
Powered by WebTV Solutions