Autoridade Marítima Nacional efetua buscas para encontrar jovens desaparecidos na praia das Furnas em Vila do Bispo
18 SET 2020 21:20
Um jovem de nacionalidade estrangeira desapareceu, na tarde de hoje, na praia das Furnas, em Vila do Bispo, depois de ter ficado em dificuldades no mar e ter sido arrastado para uma zona rochosa.
Na sequência de um alerta pedido, informando que dois jovens, com idade compreendidas entre os 20 e os 30 anos, estavam em dificuldades no mar, o Capitão do Porto de Lagos ativado, de imediato, para o local o piquete da Polícia Marítima, uma embarcação da Estação Salva-vidas de Sagres, uma viatura Amarok com dois militares do projeto “SeaWatch” e os Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.
Um dos jovens conseguiu chegar a terra pelos próprios meios, não necessitando de assistência médica, tendo o outro jovem desaparecido no mar.
Os meios da Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, efetuaram buscas pelo jovem desaparecido, tendo as mesmas sido interrompidas ao pôr do sol, sendo retomadas amanhã aos primeiros alvores.
A Autoridade Marítima Nacional está a coordenar as operações e irá manter a presença junto à orla costeira.
girp@amn.pt
Nível das águas registou uma subida abrupta ao longo da orla costeira de Portugal Continental que se manterá no fim de semana
18 SET 2020 20:00
Observou-se nas últimas horas uma sobrelevação pouco habitual do nível médio do mar, ao longo da orla costeira de Portugal Continental, com especial incidência na costa do Algarve, ao longo da marginal de Cascais e Ribeira das Naus, em Lisboa.
Este é um fenómeno natural e comum nesta época do ano, que resulta da combinação das marés vivas equinociais (as maiores do ano) com um efeito de empilhamento (acumulação) das massas de água oceânicas junto à costa por ação de vento e agitação marítima forte provenientes de sudoeste.
É expectável que o efeito se repita durante o fim de semana, nos períodos coincidentes com a preia-mar, e que dissipe a partir de segunda feira, com o fim do período das marés vivas equinociais.
Esta subida abrupta do nível do mar pode fazer com que se verifiquem inundações, particularmente nas regiões expostas à agitação marítima, podendo a água alcançar, num curto espaço de tempo, zonas aparentemente seguras.
Assim, recomenda-se à população que assuma uma postura preventiva junto à costa, nas praias e em zonas expostas à agitação marítima, não se expondo desnecessariamente ao risco.
girp@amn.pt
Levantada a interdição de ida a banhos na Praia de São Pedro do Estoril
18 SET 2020 13:50
A Capitania do Porto de Cascais, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, levantou hoje a interdição a banhos na praia de São Pedro do Estoril, em Cascais.
Após ter sido efetuada nova colheita de água, o resultado da análise comprovou que os valores microbiológicos se encontravam normalizados, tendo por isso sido levantada a interdição a banhos nesta praia.
Esta ação foi articulada entre a Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima de Cascais, a Autoridade de Saúde, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Cascais.
girp@amn.pt

Curtir
Comentar


