Sistema de partilha de bicicletas elétricas e miniautocarro 100% elétrico no âmbito do projeto 'Graciosa - Ilha Modelo' | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Sistema de partilha de bicicletas elétricas e miniautocarro 100% elétrico no âmbito do projeto 'Graciosa - Ilha Modelo' A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou hoje que, no âmbito do projeto “Graciosa - Ilha Modelo”, esta ilha ...

, sistema, de, partilha, de, bicicletas, elétricas, e, miniautocarro, 100%, elétrico, no, âmbito, do, projeto, graciosa, -, ilha, modelo, a, secretária, regional, da, energia, ambiente, e, turismo, adiantou, hoje, que, no, âmbito, do, projeto, “graciosa, -, ilha, modelo”, esta, ilha

Sistema de partilha de bicicletas elétricas e miniautocarro 100% elétrico no âmbito do projeto 'Graciosa - Ilha Modelo'

Data: 2020/10/07
Visualizações: 0
Incorporar
Sistema de partilha de bicicletas elétricas e miniautocarro 100% elétrico no âmbito do projeto 'Graciosa - Ilha Modelo'
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou hoje que, no âmbito do projeto “Graciosa - Ilha Modelo”, esta ilha passa a contar com um sistema de bicicletas elétricas partilhadas e um miniautocarro urbano de passageiros 100% elétrico.
Marta Guerreiro falava, em Santa Cruz da Graciosa, no âmbito da celebração de um protocolo de cedência de um sistema de bicicletas elétricas partilhadas e de um contrato-programa para aquisição de um miniautocarro urbano de passageiros elétrico com o Município de Santa Cruz da Graciosa, no valor de 45 mil euros
“Não posso deixar de salientar as diversas iniciativas que têm vindo a ser promovidas pelo Governo dos Açores em matéria de energia. Exemplo disso é o projeto Ilha Modelo, com especial foco na mobilidade elétrica”, referiu a governante, destacando “o reforço da rede de pontos de carregamento para veículos elétricos, o alargamento dos incentivos à aquisição de veículos elétricos a táxis e rent-a-car da Graciosa, o desenvolvimento de uma plataforma de gestão partilhada de frota de viaturas da administração pública e a introdução de viaturas elétricas nos transportes públicos da Graciosa”.
“Neste último caso, trata-se da aquisição de um miniautocarro urbano de passageiros elétrico, apoiado através da celebração deste contrato-programa entre a Região e a Empresa de Transportes Coletivos da Ilha Graciosa”, afirmou.
A Graciosa terá também um sistema de uso partilhado, que, neste momento, contempla 15 bicicletas elétricas e três estações de carregamento e parqueamento, para carregamento de oito bicicletas em simultâneo.
A titular da pasta da Energia sublinhou que se “trata de mais uma opção por meios suaves de mobilidade, com importantes impactes ambientais e na dinâmica de transportes terrestres desta ilha”.
“No fundo, este projeto pretende fazer da ilha Graciosa um modelo enquanto ecossistema elétrico inteligente, assente na utilização sustentável dos seus recursos naturais e respetiva integração otimizada na rede”, realçou.
Segundo a Secretária Regional, “o fomento da mobilidade elétrica é peça-chave, sendo, portanto, prioritário gerar um modelo de soluções integradas, assentes em práticas e tecnologias pioneiras e disruptivas nesta matéria, de modo a permitir que o setor dos transportes terrestres usufrua de energia limpa, em detrimento dos combustíveis fósseis”.
Nota de Imprensa
6 de Outubro 2020
Novas instalações do Museu Francisco de Lacerda avançam na conclusão do plano museológico
O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em S. Jorge, que, com a conclusão da obra do Museu Francisco de Lacerda, cuja receção provisória ocorreu em meados de setembro, o Governo dos Açores “cumpriu” o plano da cultura, no que diz respeito à museologia. Avelino Meneses, que falava à margem de uma visita às novas instalações do Museu Francisco de Lacerda, na antiga fábrica de conservas 'Marie d’Anjou', na Calheta, adiantou que esse plano visou dotar “cada uma das ilhas com uma unidade museológica de qualidade”. Esse plano ficou “agora concluído” com esta obra de cerca de quatro milhões de euros, disse Avelino Meneses, acrescentando, no entanto, que “isto não é o ‘fim da história', mas tão só uma etapa fundamental dela”. Para o titular da pasta da Cultura, neste plano do Governo está “em aberto” o EcoMuseu do Corvo, que “é uma construção permanente”, a beneficiação do Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, com a obra em curso das reservas visitáveis, a junção ao Museu de Angra do Heroísmo, ainda esta semana, de uma valência de arte contemporânea, e também, entre outros, uma intervenção de “maior folêgo” no Museu da Horta. Avelino Meneses referiu, por outro lado, que, no caso do Museu Francisco de Lacerda, ao contrário das expetativas iniciais, a obra não está totalmente concluída por duas ordens de razões, nomeadamente as dificuldades de execução da empreitada numa encosta íngreme, que obrigou à revisão do processo construtivo e à sua suspensão por cerca de nove meses, e os efeitos da pandemia, que impediu o acesso dos subempreiteiros à obra, atrasando a sua produção. As novas instalações, que têm como ponto alto a música, estão implementadas nos terrenos e edifício industrial da antiga fábrica de conservas 'Marie D’Anjou', em frente ao Porto da Calheta, e procuram também associar-se à requalificação imobiliária desta vila jorgense. Este empreendimento desenvolve-se por três núcleos, relacionados com a ilha, a música e a indústria conserveira, e procura dar resposta às crescentes necessidades de reformulação e redimensionamento do espaço físico do Museu Francisco Lacerda. As atuais instalações debatem-se com a exiguidade de espaços e outras situações que condicionam a conservação do acervo existente, a aquisição de novo espólio e a capacidade de captação de diferentes públicos, através do Serviço Educativo e de iniciativas culturais.
camera detailaudio detailmore
Visita ao caminho rural do Loural, na freguesia de Água Retorta
Nota de Imprensa
6 de Outubro 2020
Governo dos Açores investe mais 4,5 ME em infraestruturas agrícolas na ilha de São Miguel nesta legislatura
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que o Governo dos Açores vai investir na ilha de São Miguel mais 4,5 milhões de euros em caminhos agrícolas, abastecimento de água e eletrificações de explorações, comparando a atual com a anterior legislatura, um aumento que dá bem nota da aposta que tem vindo a ser feita nesta área, com consequências positivas diretas para os agricultores. “Nesta legislatura, o Governo dos Açores quase duplicou o volume do investimento em infraestruturas agrícolas na ilha São Miguel, passando de 8,5 para quase 13 milhões de euros, o que permitiu intensificar as intervenções realizadas na beneficiação de caminhos agrícolas, no reforço do abastecimento de água e na eletrificações das explorações”, referiu João Ponte, salientando que este tipo de investimento é essencial para a redução de custos de produção, para melhorar as condições de trabalho dos agricultores e tornar as explorações melhor preparadas para enfrentar futuros desafios. O governante falava após a visita ao caminho rural do Loural, na freguesia de Água Retorta, concelho da Povoação, alvo de obras de beneficiação no valor de quase 136 mil euros, que vão incluir um piso em betão e um sistema de drenagem ao longo de 780 metros, beneficiando 13 explorações agrícolas, numa área com mais de 17 hectares. O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, destacou ainda outras obras de beneficiação em caminhos realizadas por administração direta, abrangendo os concelhos do Nordeste e da Povoação, que totalizam 6.892 metros e beneficiam 145 explorações agrícolas, numa área com 872 hectares, num investimento superior a 445 mil euros. Para João Ponte, este tipo de investimento público, além de manifestar confiança e capacitar o setor para o futuro, contribui para criar igualdade de oportunidades entre todos os agricultores, independentemente de estarem localizados numa grande bacia leiteira ou num concelho de maior ou menor peso em termos agrícolas. “Todos os agricultores merecem boas condições para exercerem a sua atividade e o Governo dos Açores está profundamente empenhado neste objetivo”, sustentou João Ponte, acrescentando que para o Executivo regional “não pode haver agricultores de primeira e outros de segunda”. Apesar do muito que já foi feito neste domínio, João Ponte afirmou que é preciso olhar em frente e prosseguir, com renovada ambição, a aposta nas infraestruturas agrícolas, seja ao nível da beneficiação ou da construção de novos caminhos agrícolas, mas também do reforço do abastecimento de água e do acesso à eletrificação por parte das explorações, pelo que isso representa em termos de ganhos para os agricultores e de melhoria do seu rendimento.
camera detailmore
Artigo sem Imagem
Agenda
6 de Outubro 2020
Agenda do Governo Regional dos Açores para 7 e 8 de outubro
QUARTA-FEIRA, DIA 7: ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO: 09H00 – A Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, visita as obras da segunda fase de beneficiação da Unidade de Saúde do Livramento. Local: rua Padre Domingos S. Costa, concelho de Ponta Delgada. 10H00 - A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, visita as obras de construção do Terminal de Carga da Aerogare Civil das Lajes. Local: Estrada Regional n.º 1-1.ª, junto ao cruzamento da Estrada das Fontaínhas, concelho da Praia da Vitória. 10H00 – O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, visita uma exploração agrícola. Local de encontro: junto à empresa Avigex, São Vicente Ferreira, concelho de Ponta Delgada. 11H00 – A Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, entrega à Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - Açores um exemplar da edição em braille da publicação Proteção Civil em Casa. Local: ACAPO, rua de Santa Catarina, n.º 53 A, em Ponta Delgada. 16H00 – O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, preside à apresentação do projeto do novo parque para expedição de bovinos. Local: Bacelada, Urzelina, concelho das Velas. OUTROS AGENDAMENTOS: 08H30 – A Diretora Regional da Energia, Andreia Carreiro, participa, por videoconferência, na reunião do projeto europeu “IANOS – IntegrAted SolutioNs for the DecarbOnization and Smartification of Islands”. 12H00 – O Diretor Regional da Habitação, Orlando Goulart, está presente na cerimónia de assinatura de escrituras de cedência de lotes do loteamento da Urzelina. Local: Serviço Florestal de São Jorge, avenida do Livramento, nas Velas. 14H30 – A Diretora Regional da Energia, Andreia Carreiro, participa numa reunião com os vencedores da Campanha de Promoção de Eficiência Energética nos Açores – Empresas. Local: DRH, rua Dr. João Francisco Sousa, em Ponta Delgada. 15H30 – O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco, está presente na apresentação dos projetos do concurso ‘DOC-PROF: integração de recém-doutorados nas entidades do SCTA e nas empresas’. Local: SRTOP, largo do Colégio, em Ponta Delgada. QUINTA-FEIRA, DIA 8: ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO: 10H00 – A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, preside à cerimónia de lançamento da 1.ª pedra da empreitada de reabilitação do CATL da Lomba do Alcaide. Local: rua da Escola, concelho da Povoação. 10H00 – O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, visita a Finisterra - Cooperativa de Lacticínios do Topo. Local: Santo Antão, concelho da Calheta. 10H30 – O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, visita a obra de construção do Cinema do Aeroporto - Atlântida Cine. Local: avenida da Terceira, em Vila do Porto. 11H00 – A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, visita a obra de eletrificação da Fajã do Santo Cristo. Local de encontro: início do trilho na Fajã dos Cubres, Ribeira Seca, concelho da Calheta. 11H30 – A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, preside à cerimónia de apresentação do projeto do CATL das Furnas. Local: Centro Social das Furnas, avenida Victor Manuel Rodrigues, concelho da Povoação. 11H30 – O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, visita obras de infraestruturas agrícolas. Local: Topo, concelho da Calheta. 15H00 – A Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, preside à cerimónia de assinatura da Carta de Compromisso que cria a Rede Local de Intervenção do Corvo. Local: Paços do Concelho. 15H00 – O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, promove uma conferência de imprensa para apresentação dos eventos a decorrer nos Açores no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, no 1.º semestre de 2021. Local: SRAPRE, rua Conselheiro Dr. Luís Bettencourt, n.º 16, em Ponta Delgada. OUTROS AGENDAMENTOS: 10H30 – O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco, está presente na assinatura do acordo de parceria para a constituição do AZ DIH – Polo de Inovação Digital dos Açores e de lançamento do AzoresDIH. Local: NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa. 11H00 – O Diretor Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues, entrega equipamentos referentes ao projeto “Keeping Up With The Wifi”, do Orçamento Participativo 2018. Local: Cais do Mourato, na Madalena. 14H00 – O Diretor Regional da Habitação, Orlando Goulart, está presente na cerimónia de atribuição de apoios do programa ‘Casa Renovada Casa Habitada – Renovar para Habitar’ na ilha do Pico. Local: Edifício da Segurança Social, rua 8 de março, na Madalena. 14H00 – O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações, Frederico Sousa, está presente no lançamento do novo Catálogo de Materiais Endógenos dos Açores Aplicados à Construção. Local: LREC, rua de São Gonçalo, em Ponta Delgada. 14H30 – A Diretora Regional do Turismo, Marlene Damião, está presente na entrega de certificados do curso 'Novas Técnicas e Tendências na Cozinha'. Local: Teatro Faialense, na Horta.
more
Assinatura de um protocolo de cedência de um sistema de bicicletas elétricas partilhadas e de um contrato-programa para aquisição de um mini-autocarro urbano de passageiros elétrico com o Município de Santa Cruz da Graciosa
Nota de Imprensa
6 de Outubro 2020
Sistema de partilha de bicicletas elétricas e miniautocarro 100% elétrico no âmbito do projeto 'Graciosa - Ilha Modelo'
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou hoje que, no âmbito do projeto “Graciosa – Ilha Modelo”, esta ilha passa a contar com um sistema de bicicletas elétricas partilhadas e um miniautocarro urbano de passageiros 100% elétrico. Marta Guerreiro falava, em Santa Cruz da Graciosa, no âmbito da celebração de um protocolo de cedência de um sistema de bicicletas elétricas partilhadas e de um contrato-programa para aquisição de um miniautocarro urbano de passageiros elétrico com o Município de Santa Cruz da Graciosa, no valor de 45 mil euros “Não posso deixar de salientar as diversas iniciativas que têm vindo a ser promovidas pelo Governo dos Açores em matéria de energia. Exemplo disso é o projeto Ilha Modelo, com especial foco na mobilidade elétrica”, referiu a governante, destacando “o reforço da rede de pontos de carregamento para veículos elétricos, o alargamento dos incentivos à aquisição de veículos elétricos a táxis e rent-a-car da Graciosa, o desenvolvimento de uma plataforma de gestão partilhada de frota de viaturas da administração pública e a introdução de viaturas elétricas nos transportes públicos da Graciosa”. “Neste último caso, trata-se da aquisição de um miniautocarro urbano de passageiros elétrico, apoiado através da celebração deste contrato-programa entre a Região e a Empresa de Transportes Coletivos da Ilha Graciosa”, afirmou. A Graciosa terá também um sistema de uso partilhado, que, neste momento, contempla 15 bicicletas elétricas e três estações de carregamento e parqueamento, para carregamento de oito bicicletas em simultâneo. A titular da pasta da Energia sublinhou que se “trata de mais uma opção por meios suaves de mobilidade, com importantes impactes ambientais e na dinâmica de transportes terrestres desta ilha”. “No fundo, este projeto pretende fazer da ilha Graciosa um modelo enquanto ecossistema elétrico inteligente, assente na utilização sustentável dos seus recursos naturais e respetiva integração otimizada na rede”, realçou. Segundo a Secretária Regional, “o fomento da mobilidade elétrica é peça-chave, sendo, portanto, prioritário gerar um modelo de soluções integradas, assentes em práticas e tecnologias pioneiras e disruptivas nesta matéria, de modo a permitir que o setor dos transportes terrestres usufrua de energia limpa, em detrimento dos combustíveis fósseis”.
camera detailmore
Formação “Segurança e ações em estruturas de edifícios segundo os Eurocódigos” - Cartaz
Nota de Imprensa
6 de Outubro 2020
LREC disponibiliza nova formação online sobre Segurança e Ações em Estruturas de Edifícios segundo os Eurocódigos
O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, entre 12 e 14 de outubro, a realização de uma nova ação de formação, em formato online, centrada na temática “Segurança e Ações em Estruturas de Edifícios segundo os Eurocódigos”. Esta ação, coordenada por Diogo Ribeiro, professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto, propõe-se fomentar o conhecimento técnico necessário à compreensão dos requisitos e princípios gerais dos Eurocódigos Estruturais 0 e 1, bem como as normas e anexos nacionais correspondentes, relacionadas com bases para projetos de estruturas e com as ações em estruturas, respetivamente. Na sequência do Despacho Normativo n.º 21/2019, de 17 de setembro, que aprova as condições para a utilização dos Eurocódigos Estruturais nos projetos de estruturas de edifícios, o LREC considerou importante e necessário, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, promover uma ação debruçada sobre os requisitos e princípios dispostos nestes recentes documentos normativos aplicáveis a edifícios. Para a devida consolidação e aquisição de conhecimentos, o curso segue uma metodologia teórico-prática, que prevê a familiarização dos requisitos e princípios gerais e específicos das diversas normas, numa primeira fase, e a sua aplicação a casos práticos de edifícios, numa etapa complementar. Com uma duração total de 12 horas, a formação reparte-se em três manhãs de trabalhos, entre as 9h00 e as 13h00. A adoção do formato online, em tempo real, possibilita aos técnicos da Região Autónoma dos Açores a aquisição e consolidação de conhecimentos a partir de qualquer local em que se encontrem, sendo um formato que providencia iguais condições de acesso ao conhecimento e a conteúdos relacionados, a todos os participantes. A participação nesta ação de formação obriga ao preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada no site do LREC na Internet, onde também pode ser encontrada informação complementar.
detalhe da câmera mais
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, árvore e atividades ao ar livre
 
 
 
Jorge Avila Yauca
 
 
 
Curtir
 
 
Comentar
 
Compartilhar
 

Comentários

 
 
 
 
 
 
Powered by WebTV Solutions