Programa do Governo marca nova era de rigor na gestão criteriosa dos dinheiros públicos O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira afirmou esta tarde que o Programa do Governo marca, também nas obras públicas, “o início de uma nova era de rigor, planeam...
programa, do, governo, marca, nova, era, de, rigor, na, gestão, criteriosa, dos, dinheiros, públicos, , o, deputado, do, psd/açores, paulo, silveira, afirmou, esta, tarde, que, o, programa, do, governo, marca, também, nas, obras, públicas, “o, início, de, uma, nova, era, de, rigor, planeam
O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira afirmou esta tarde que o Programa do Governo marca, também nas obras públicas, “o início de uma nova era de rigor, planeamento e gestão criteriosa dos dinheiros públicos” na Região.
Para o social democrata, as obras públicas só fazem sentido “para garantir o adequado serviço à população”, e não podem ter como objetivo “a primeira pedra, a segunda, a pompa e circunstância da inauguração, pois não devem servir vaidades, mas sim servir o povo açoriano”, referiu.
Com o Governo de coligação, “não voltaremos a ter obras como o Porto do Topo”, exemplificou, “que custou milhões de euros e não previu a aquisição de grua, a iluminação e o abastecimento de água, deixando-o inoperacional para a atividade da pesca e das empresas da atividade marítimo turística”, disse Paulo Silveira.
No tocante às obras públicas, o programa apresentado “é claro na necessidade de rigor na contratação e adjudicação, mas também de adequação aos novos tempos, reduzindo a pegada ecológica e dando preferência aos materiais locais”, defendeu.
“Haverá uma centralização da contratação, permitindo uniformizar critérios e melhorar os vários procedimentos, contribuindo para diminuir os prazos de tramitação associados, que muitas vezes fazem arrastar as decisões dos concursos e a respetiva adjudicação”, disse também Paulo Silveira.
O social democrata acrescentou que, até agora, os prazos das obras públicas “foram sistematicamente ultrapassados, havendo muitas que se prolongam no tempo de forma quase indefinida”, pelo que o presente Programa [do Governo] visa “um equilíbrio do setor da construção civil, com reflexos na manutenção do emprego, estabilidade familiar e estrutura social em todas as ilhas”.
O deputado do PSD/Açores destacou que se afigura “um planeamento adequado do investimento público, alocando os recursos disponíveis às verdadeiras prioridades da Região”.
“Isso vai garantir a execução do que é efetivamente necessário ao bem-estar da população, exigindo simultaneamente qualidade no serviço prestado e responsabilidade no uso dado ao dinheiro de todos”, concluiu Paulo Silveira.