Obrigatoriedade de teste à Covid-19 para viagens interilhas a partir de sábado, anuncia Clélio Meneses | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

O Secretário Regional da Saúde e Desporto anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo para todos os passageiros que viajarem por via aérea a partir de S. Miguel e da Terceira entra em vigor a partir das ...

o, secretário, regional, da, saúde, e, desporto, anunciou, hoje, em, angra, do, heroísmo, que, a, obrigatoriedade, de, apresentação, de, teste, negativo, para, todos, os, passageiros, que, viajarem, por, via, aérea, a, partir, de, s, miguel, e, da, terceira, entra, em, vigor, a, partir, das

Obrigatoriedade de teste à Covid-19 para viagens interilhas a partir de sábado, anuncia Clélio Meneses

Data: 2020/12/18
Visualizações: 0
Incorporar

O Secretário Regional da Saúde e Desporto anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo para todos os passageiros que viajarem por via aérea a partir de S. Miguel e da Terceira entra em vigor a partir das 00h00 de sábado, dia 19 de dezembro.

 

Clélio Meneses, que falava em conferência de imprensa, esclareceu ainda que em casos excecionais, especificamente previstos, os passageiros terão de fazer teste à chegada, tendo equipa de testagem à espera no aeroporto de destino, por indicação da SATA à respetiva Unidade de Saúde de ilha.

 

“Nas viagens entre as ilhas de S. Miguel e Terceira, exclusivamente, não há obrigatoriedade de apresentação de teste”, acrescentou o governante, que garantiu que “o diploma prevê todas as situações que se coloquem às pessoas que pretendam viajar interilhas”.

 

A medida consta de um Decreto Regulamentar Regional aprovado ontem em Conselho do Governo, que será publicado amanhã em Diário da República, entrando em vigor no dia seguinte.

 

Segundo adiantou o titular da pasta da saúde, a implementação da medida, nesta altura, deve-se ao facto de só agora estarem reunidas as condições para que tal aconteça.

“Um Governo responsável não pode fazer sair uma lei, um Decreto Regulamentar Regional, como é o caso, sem existirem condições para que ele seja eficaz ou para que seja praticável”, justifica Clélio Meneses.

 

Nesse sentido, adiantou, “o Governo Regional conseguiu agora garantir essas condições, quer ao nível dos laboratórios existentes nas ilhas S. Miguel e Terceira, que são aquelas onde será necessária a realização de teste para viajar para as outras ilhas, mas também com a existência de condições por parte das próprias equipas das unidades de saúde na ilha de chegada, para resolver os procedimentos, quer o teste do 6º dia, quer as exceções que são necessárias abordar em termos de testes nas ilhas de chegada”.

 

Clélio Meneses referiu também que a mesma medida é suportada pela análise da situação epidemiológica e garantida pela existência das condições necessárias e adequadas, como por exemplo, a disponibilidade de recursos pelas unidades de saúde de ilha, pela articulação com a SATA e a Autoridade de Saúde Regional e pelos laboratórios privados em S. Miguel e na Terceira, que aderiram à convenção com a Região.

 

“A listagem desses laboratórios será publicada nas próximas horas, e estamos a anunciar previamente, para fazer chegar às pessoas toda a informação, para que possam atempadamente tratar dos seus processos de viagem”, sublinhou Clélio Meneses.

 

O governante prevê que a adesão dos laboratórios privados à convenção com o Governo Regional possa representar um reforço da capacidade de testagem em 530 testes diários em São Miguel e 270 na Terceira, com resposta em 24 horas.

 

Clélio Meneses anunciou ainda que a Universidade dos Açores tem já laboratórios a funcionar em Angra do Heroísmo e na Horta.

 

“O custo do teste efetuado em laboratório convencionado será suportado pela Região”, frisou Clélio Meneses.

 

 


GaCS/SRSD

Powered by WebTV Solutions