A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) aprovou no dia de hoje, por unanimidade, a adesão do Município de São Roque do Pico como parceiro. São Roque do Pico é, assim, o quarto Município dos Açores a integrar a Rede, a par da Lagoa, Ribeira Gra...
a, rede, portuguesa, de, municípios, saudáveis, (rpms), aprovou, no, dia, de, hoje, por, unanimidade, a, adesão, do, município, de, são, roque, do, pico, como, parceiro, são, roque, do, pico, é, assim, o, quarto, município, dos, açores, a, integrar, a, rede, a, par, da, lagoa, ribeira, gra
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) aprovou no dia de hoje, por unanimidade, a adesão do Município de São Roque do Pico como parceiro.
São Roque do Pico é, assim, o quarto Município dos Açores a integrar a Rede, a par da Lagoa, Ribeira Grande e Ponta Delgada, numa lista de 61 associados a nível nacional.
O trabalho em parceria com os municípios da Rede é encarado pela Câmara de São Roque do Pico como uma mais-valia para as diferentes ações que têm sido desenvolvidas e formaliza o compromisso de colocar a saúde e o bem-estar dos cidadãos no centro das decisões.
Mark Silveira, Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, entende que a adesão à Rede reflete o trabalho desenvolvido na promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, que pode melhorar com a futura troca de experiências: “Ao integrarmos esta Rede assumimos o desejo de reforçar e ampliar o projeto de proximidade à população, colocando as pessoas sempre em primeiro lugar e no centro das nossas políticas de promoção da qualidade de vida. Esperamos com esta adesão assegurar uma nova ferramenta de trabalho que nos ajude a dar continuidade ao muito trabalho já desenvolvido nessa área em prol da saúde e bem-estar dos nossos munícipes”.
Inserido nessa estratégia de promover um estilo de vida saudável, a Câmara Municipal, através do Gabinete de Ação Social, Desporto e Ambiente, tem promovido ao longo dos anos diversos programas e projetos dos quais se destacam o programa ‘Viva Melhor’, a promoção de atividade física nos centros de convívio, a criação de um centro de ajudas técnicas a idosos e a pessoas com necessidades especiais, o Cartão 60+, o apoio na aquisição de medicamentos, o Dia Mundial da Criança, o Dia Mundial do Idoso, a Semana Europeia do Desporto e a cedência de material ortopédico, entre outros.