O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Executivo açoriano vai implementar um Programa Regional para a Fruticultura. António Ventura que falava, no âmbito do Ano Internacional das Fru...
o, secretário, regional, da, agricultura, e, do, desenvolvimento, rural, anunciou, hoje, em, angra, do, heroísmo, que, o, executivo, açoriano, vai, implementar, um, programa, regional, para, a, fruticultura, , antónio, ventura, que, falava, no, âmbito, do, ano, internacional, das, fru
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Executivo açoriano vai implementar um Programa Regional para a Fruticultura.
António Ventura que falava, no âmbito do Ano Internacional das Frutas e Legumes, salientou que o Programa deve ser “devidamente participado pelas Organizações de Produtores, a Universidade dos Açores e especialistas da área”.
Segundo o governante, este Programa será um incentivo à “produção da fruta”, desde logo, para “uma maior atenção estratégica à recuperação dos pomares tradicionais e para a existência de novos pomares”.
“Durante este ano sensibilizaremos os açorianos para a produção e o consumo de frutas e legumes de produção local”, destacou o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
“A área em 2018 de produção de frutícolas ascendia a 851 hectares”, nesse sentido, refere o governante, “podemos e devemos ser uma Região de produção de frutas e legumes para o consumo interno e para a exportação”.
“Apesar de persistirem algumas lacunas na fruticultura”, o Secretário Regional frisou que “importa superar os desafios do setor”, tal como “a grande dependência da Região dos mercados externos, envelhecimento dos produtores, falta de mão-de-obra especializada e de técnicos, ausência de campos de experimentação, elevados custos dos transportes para a comercialização e inexistência de formação especifica”.