COVID-19: CDS propõe aquisição de 250 mil testes rápidos de antigénio | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

O Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores recomendou nesta terça-feira ao Governo Regional a aquisição de duzentos e cinquenta mil Testes Rápidos de Antigénio, os quais permitem a deteção rápida de casos de COVID-19, constituindo assim uma ferramenta para a...

o, grupo, parlamentar, do, cds-pp/açores, recomendou, nesta, terça-feira, ao, governo, regional, a, aquisição, de, duzentos, e, cinquenta, mil, testes, rápidos, de, antigénio, os, quais, permitem, a, deteção, rápida, de, casos, de, covid-19, constituindo, assim, uma, ferramenta, para, a

COVID-19: CDS propõe aquisição de 250 mil testes rápidos de antigénio

Data: 2021/01/14
Visualizações: 0
Incorporar

O Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores recomendou nesta terça-feira ao Governo Regional a aquisição de duzentos e cinquenta mil Testes Rápidos de Antigénio, os quais permitem a deteção rápida de casos de COVID-19, constituindo assim uma ferramenta para a célere implementação de medidas de controlo da transmissão do SARS-CoV-2.

 

“Em contexto de pandemia, a rapidez é um fator fundamental de decisão. É fundamental ser rápido na tomada de medidas para controlar a propagação do vírus. É por isso que propomos acelerar a fase de diagnóstico, nomeadamente a realização de testes e obtenção dos respetivos resultados”, afirmou a deputada Catarina Cabeceiras, “especialmente nesta fase em que é notório o aumento de novos casos de COVID-19 quer a nível regional, quer nacional e internacional”.

“É necessário promover os meios necessários à efetivação da testagem de antigénio”, afirmou a deputada. Os Testes Rápidos de Antigénio são testes de proximidade cujos resultados são conhecidos entre 15 a 30 minutos após a sua realização. Por esse motivo, o Grupo Parlamentar do CDS-PP considera-os “muito úteis na despistagem sistemática das populações e em contextos como as escolas e os lares de idosos, em que pode ser necessária a realização de um número elevado de testes para aferir com rapidez eventuais contágios, ajudando também à prevenção”.

Catarina Cabeceiras observou que “o aumento da incidência provoca um aumento da pressão sobre os sistemas públicos de saúde com limitados recursos materiais, financeiros e sobretudo humanos”, sendo por isso de louvar “o empenho exemplar dos funcionários do Serviço Regional de Saúde no rastreio, monitorização, controlo e tratamento da COVID-19, desde há tantos meses”.

 

Velas, 13de janeiro de 2021

CDS – Gabinete de Comunicação

Powered by WebTV Solutions