A Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta chamam a atenção para a possibilidade de agravamento das condições de mar no Grupo Ocidental e nas Ilhas do Triângulo. No Grupo Ocidental, aagitação marítima, de Oeste, pod...
a, capitania, do, porto, de, santa, cruz, das, flores, e, a, capitania, do, porto, da, horta, chamam, a, atenção, para, a, possibilidade, de, agravamento, das, condições, de, mar, no, grupo, ocidental, e, nas, ilhas, do, triângulo, , no, grupo, ocidental, aagitação, marítima, de, oeste, pod
A Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta chamam a atenção para a possibilidade de agravamento das condições de mar no Grupo Ocidental e nas Ilhas do Triângulo.
No Grupo Ocidental, aagitação marítima, de Oeste, poderá atingir valores da ordem dos 6,0 metros de altura significativa durante a tarde do dia 17 de janeiro, prolongando-se esta situação ao longo do dia 18, sendo possível que, mesmo diminuindo a agitação, se mantenham valores da ordem de 4,0 metros de altura significativa ao longo do dia 19.
Nas Ilhas do Triângulo a agitação marítima pode ter valores da ordem de 4,0 metros de altura significativa às primeiras horas do dia 18 de janeiro, prolongando-se esta situação ao longo do dia 19.
A comunidade marítima deve adotar medidas de precaução e proteção, evitando as áreas de maior exposição à ondulação, verificando e reforçando a amarração, ou preferencialmente varando em lugar seguro as suas embarcações.
A população em geral não deve frequentar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima.
Quando na proximidade da orla marítima, deverá manter-se uma atitude de permanente vigilância e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.