Governo dos Açores promove webinar sobre a circularidade na construção através do projeto ReBuild 17 | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

O Governo Regional, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil promove, no dia 4 de fevereiro, a primeira ação pública do projeto “ReBuild 17: Construindo Circularidade”, iniciativa que vai contar com a Secretária Regional das Obras Públicas e...

o, governo, regional, através, do, laboratório, regional, de, engenharia, civil, promove, no, dia, 4, de, fevereiro, a, primeira, ação, pública, do, projeto, “rebuild, 17, construindo, circularidade”, iniciativa, que, vai, contar, com, a, secretária, regional, das, obras, públicas, e

Governo dos Açores promove webinar sobre a circularidade na construção através do projeto ReBuild 17

Data: 2021/02/04
Visualizações: 0
Incorporar

O Governo Regional, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil promove, no dia 4 de fevereiro, a primeira ação pública do projeto “ReBuild 17: Construindo Circularidade”, iniciativa que vai contar com a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, na sessão de abertura.

 

O projeto vai decorrer através de um webinar, onde se vai debater a circularidade na construção e os desafios e oportunidades dos resíduos produzidos em obra estarão em debate.

 

A iniciativa decorre entre as 10H00 e as 12H30 e visa, não só apresentar publicamente o projeto, os seus objetivos e os resultados esperados, mas também sensibilizar e promover o debate em torno da temática da circularidade no setor da construção.

 

Tendo como propósito a economia circular no setor da construção, os objetivos do projeto passam por fomentar a cooperação entre empresas com vista à redução de resíduos produzidos em obra e por promover boas práticas na gestão destes resíduos, que possam culminar em materiais recuperados e produtos obtidos destes resíduos.

 

A problemática subordinada aos resíduos de construção e demolição passa, não só pelos desafios e barreiras encontradas pelos produtores e operadores dos resíduos, bem como pelo próprio processamento destes e o seu destino final, que pode passar pela sua eliminação ou valorização.

 

O tema é complexo, sobretudo para uma região insular como os Açores, onde para além de questões legais, ambientais e sociais, a dispersão geográfica também se pode revelar um obstáculo no processo de gestão dos resíduos.

 

Neste sentido, a equipa do projeto ReBuild 17 decidiu promover este webinar , de modo a relançar o debate sobre a circularidade na construção, convidando profissionais qualificados e reconhecidos entre as diversas áreas que compõe a temática e de várias realidades.

 

A sessão de abertura vai contar ainda com a presença de Susana Escária, em representação do mecanismo financeiro que suporta o projeto, o EEA Grants.

 

Segue-se uma breve apresentação da equipa do projeto pelo diretor do LREC, Francisco Fernandes, como promotor, e pelos parceiros Fernando Cunha, Diretor Executivo da Fibrenamics, e Jamie McQuilkin, da Resource International.

 

Esta primeira parte termina com a apresentação do projeto por dois elementos da equipa, as técnicas Catarina Amaral e Raquel Galante.

 

Num segundo momento, e para debater a circularidade como indicador na construção, vão intervir Joana Borges Coutinho, reconhecida pelo seu trabalho na área da sustentabilidade através da Sustain Azores, e Aline Guerreiro, CEO do Portal da Construção Sustentável.

 

O final do evento reserva uma mesa redonda intitulada “Resíduos de Construção: Desafios e oportunidades, eliminação ou valorização”, com moderação de Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics na Universidade do Minho, e que tem como convidados técnicos de empresas regionais e nacionais e profissionais reconhecidos na área, com o objetivo de colocar em debate as adversidades do processamento dos resíduos de construção, em diferentes perspetivas e pontos de vista.

 

Participam ainda Manuel Silva, da Marques SA, António Ventura pela Tecnovia, Sérgio Costa da Simbiente, Victor Ferreira do Cluster Habitat Sustentável e, por fim, a arquiteta Catarina Pereira, que integra os órgãos sociais da Associação Eco-bairros de Futuro.

 

O webinar vai terminar com um debate, com perguntas e respostas colocadas pelos participantes, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências entre os presentes.

 

Esta ação, que é gratuita e aberta ao público, carece de inscrição prévia, decorrendo em formato totalmente digital, possibilitando a participação de todos os interessados.

 

Este evento é suportado pelo Mecanismo Financeiro EEA Grants e promovido pelo Governo dos Açores, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em parceria com a Fibrenamics Azores, via Centro Inovação de Materiais Produtos Avançados (CIMPA), e com a empresa islandesa Resource International.

Powered by WebTV Solutions