A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, recebe, a partir do dia 6 de fevereiro, a exposição “Apontamentos de Viagem” de Carlota Monjardino. A mostra está patente até...
a, direção, regional, da, cultura, através, da, biblioteca, pública, e, arquivo, regional, luís, da, silva, ribeiro, em, angra, do, heroísmo, recebe, a, partir, do, dia, 6, de, fevereiro, a, exposição, “apontamentos, de, viagem”, de, carlota, monjardino, , a, mostra, está, patente, até
A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, recebe, a partir do dia 6 de fevereiro, a exposição “Apontamentos de Viagem” de Carlota Monjardino.
A mostra está patente até ao dia 30 de abril, sendo uma retrospetiva das viagens que a artista fez e onde registou no seu diário gráfico os locais por onde foi passando.
Carlota Monjardino, natural de Angra do Heroísmo, reconhece que o desenho, por fazê-la investir tempo no local e na ação da captura, permite-lhe levar para casa uma parte da essência do sítio que visitou. Por esse motivo, e apesar da existência de meios tecnológicos que permitem a captação e salvaguarda de imagens, acredita que nada substitui o desenho.
A artista licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 1995, e frequentou a Facultad de Bellas Artes de la Universidad Politecnica de Valencia. Em 2003 obteve o Diploma de Estudos Avançados em Pintura pela Facultad de Bellas Artes de la Universidad Politecnica de Valencia e, em 2005, o grau de Mestre pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
A pintora, também Mestre em pintura, realizou ainda, entre 1996 e 2020, 29 exposições individuais, e inúmeras coletivas em diferentes países da Europa e do Continente Americano.
Carlota Monjardino participou em inúmeros cursos, seminários e workshops nas áreas da Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, História da Arte e Ilustração, e está representada em várias coleções particulares e instituições públicas da Região e também de Lisboa, Porto, Ponte de Lima, Tulare, Oslip, Murcia, Valencia.
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida a conhecer o trabalho da artista.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.gov.pt.