Na sequência do anúncio feito pelo Presidente do Governo dos Açores da concretização de um estudo sobre a fileira do leite, o Grupo Parlamentar do PS/Açores entregou no Parlamento Açoriano um requerimento a solicitar mais informações. “Consideramos que...
na, sequência, do, anúncio, feito, pelo, presidente, do, governo, dos, açores, da, concretização, de, um, estudo, sobre, a, fileira, do, leite, o, grupo, parlamentar, do, ps/açores, entregou, no, parlamento, açoriano, um, requerimento, a, solicitar, mais, informações, “consideramos, que
Na sequência do anúncio feito pelo Presidente do Governo dos Açores da concretização de um estudo sobre a fileira do leite, o Grupo Parlamentar do PS/Açores entregou no Parlamento Açoriano um requerimento a solicitar mais informações. “Consideramos que é importante saber quando e em que moldes vai ser realizado esse estudo e que medidas o Governo vai, entretanto, implementar para o setor, dada a urgência da situação que não pode esperar pelos resultados do estudo”, adiantou Patricia Miranda.
Em relação ao estudo, acrescenta a deputada do PS/Açores, “importa, em nome da transparência, saber em que moldes vai ser estruturado, quem serão os responsáveis pela execução do estudo e quais os objetivos a que se propõe”. Simultaneamente, refere Patricia Miranda, “tendo em conta as crescentes dificuldades com que o setor se depara, que medidas tem previsto implementar o Governo Regional enquanto não se tem acesso às conclusões do referido estudo?”.
Para Patricia Miranda, o Governo dos Açores deve também tornar público se “assume, ou não, a urgência da resposta que se exige devido aos efeitos da pandemia e da sucessiva baixa ao preço do leite”, isto porque “nos últimos anos se tem verificado uma intensificação e uma maior competição no setor de leite e lacticínios, criando desequilíbrios nos mercados” e os impactos foram exacerbados pela pandemia”.
A deputada do PS/Açores refere o “nível de emprego, direto e indireto, inerente às mais diversas áreas e atividades do setor leiteiro” e destaca “as dificuldades que o setor atravessa devido à diminuição do rendimento do produtor pelo baixo preço pago à produção”. Por isso, acrescenta, “urge estudar este setor, por forma a dar respostas aos anseios dos produtores, através da implementação de estratégias que possam ter aplicabilidade a longo prazo nos domínios da valorização e da sua restruturação”.