Ação, que envolveu diversas entidades públicas, permitiu o salvamento de uma cria de Baleia de Bico, tendo a progenitora acabado por morrer encalhada nas imediações da Piscina da Madalena. Foi resgatada, esta terça-feira, uma cria de Baleia de Bico, qu...
ação, que, envolveu, diversas, entidades, públicas, permitiu, o, salvamento, de, uma, cria, de, baleia, de, bico, tendo, a, progenitora, acabado, por, morrer, encalhada, nas, imediações, da, piscina, da, madalena, foi, resgatada, esta, terça-feira, uma, cria, de, baleia, de, bico, qu
Ação, que envolveu diversas entidades públicas, permitiu o salvamento de uma cria de Baleia de Bico, tendo a progenitora acabado por morrer encalhada nas imediações da Piscina da Madalena.
Foi resgatada, esta terça-feira, uma cria de Baleia de Bico, que se encontrava na área costeira periférica à Piscina Municipal.
O animal foi salvo, numa ação concertada que envolveu diversas entidades, nomeadamente a Câmara Municipal da Madalena, os Bombeiros Voluntários, o Comando-local da Polícia Marítima, a Delegação Marítima, o Parque Natural da Ilha do Pico, diversos biólogos e empresas marítimo-turísticas, que num esforço conjunto conseguiram salvar o pequeno cetáceo.
A progenitora da cria foi encontrada já morta, nas imediações da Piscina, onde uma equipa de técnicos do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores e da Direção Regional dos Assuntos do Mar, se reuniu para proceder à recolha de amostras biológicas do animal, que foi removido e será posteriormente necropsiado.
Enaltecendo o árduo trabalho de todas as entidades envolvidas no resgate da cria de Baleia de Bico, José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, saudou o empenho e rapidez de todos os intervenientes, que permitiu o salvamento deste cetáceo comum nos nossos mares, salvaguardando com este gesto a nossa fauna marítima e a incrível biodiversidade açoriana.