António Ventura anuncia certificação do bem-estar animal nos Açores | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que “o Governo Regional vai iniciar nos Açores um processo de certificação da produção, no âmbito do bem-estar animal”.   Segundo dis...

o, secretário, regional, da, agricultura, e, do, desenvolvimento, rural, antónio, ventura, anunciou, hoje, em, angra, do, heroísmo, que, “o, governo, regional, vai, iniciar, nos, açores, um, processo, de, certificação, da, produção, no, âmbito, do, bem-estar, animal”,  , segundo, dis

António Ventura anuncia certificação do bem-estar animal nos Açores

Data: 2021/04/06
Visualizações: 0
Incorporar

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que “o Governo Regional vai iniciar nos Açores um processo de certificação da produção, no âmbito do bem-estar animal”.

 

Segundo disse o governante, o bem-estar animal, sempre foi uma identidade do modo de produção, mas agora é chegada a hora de “ter um selo de bem-estar animal nas explorações pecuárias”.

 

António Ventura, que falava após reunir-se com a Direção da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, sublinhou que para se obter este reconhecimento vão ser definidos formadores, revelando o governante que, “no final deste mês, vai haver dois cursos, para o modo de produção de leite e de carne”.

 

Estes formadores vão formar equipas na Região que se irão “deslocar às explorações com vista à averiguação se as mesmas estão ou não de acordo com as normas internacionais, do bem-estar animal”, explicou o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

Segue-se, de acordo com António Ventura, “uma fiscalização, a cargo do Instituto de Investigação e Tecnologia Alimentar, para atribuir o selo final aos Açores”.

 

Na ocasião, o titular da pasta da Agricultura mostrou-se convicto, que no “final de 2022 todas as explorações pecuárias dos Açores vão ter o selo de bem-estar animal”.

 

“Esta é uma forma de afirmação dos Açores perante as sociedades atuais, muito sensíveis à questão do bem-estar animal e também, ao produto final, ou seja, ao leite e à carne”, frisou.

 

Na atualidade, os Açores têm 6.800 explorações pecuárias, das quais 2.428 são de leite.

 

A ideia, admitiu o governante, é que o produto final possa ter este selo, mas o objetivo a breve trecho “é perceber que todo o produto animal, que é produzido nos Açores, tenha a garantia que tem normas de compromisso e de respeito com o bem-estar animal”.

 

Este compromisso “será uma mais-valia para a Marca Açores”, afirmou António Ventura, que declarou ter ainda o intento que no futuro “o solo possa também ter uma certificação”.


Governo dos Açores | Fotos: SRADR

Powered by WebTV Solutions