A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, assegurou hoje ser prioritário para o Governo Regional dos Açores a intervenção na Escola Antero de Quental, que está em “grande degradação”, por ser uma escola Palácio de “valorização regional que faz ...
a, secretária, regional, da, educação, sofia, ribeiro, assegurou, hoje, ser, prioritário, para, o, governo, regional, dos, açores, a, intervenção, na, escola, antero, de, quental, que, está, em, “grande, degradação”, por, ser, uma, escola, palácio, de, “valorização, regional, que, faz
A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, assegurou hoje ser prioritário para o Governo Regional dos Açores a intervenção na Escola Antero de Quental, que está em “grande degradação”, por ser uma escola Palácio de “valorização regional que faz parte da história do percurso da Região” e pela qual já passaram “muitas gerações micaelenses”.
“É preciso ter em atenção a preservação desta escola, em especial do antigo Palácio da Fonte Bela”, defendeu Sofia Ribeiro.
A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, falava à margem de uma visita realizada hoje à Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, em conjunto com a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, e a Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro.
À margem da visita, a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações revelou que esta visita foi solicitada no âmbito de intervenções necessárias no teto da sala dos professores.
Ana Carvalho garantiu que o reparo já foi feito, com a colocação de uns andaimes e uma película de cobertura, e quanto à segunda fase da obra, será realizado um tratamento antitérmitas por todo o palácio, que durará cerca de dois meses, garantindo ainda que a Secretaria Regional das Obras Públicas irá contratar um conservador para tratar das pinturas da sala dos professores e no futuro nas restantes salas.
No fim do encontro, a Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital salientou que que a Secretaria Regional da Cultura, em conjunto com a Direção Regional da Cultura, está “disponível para proceder à recuperação e restauração das obras do espólio da Escola”, asseverando mesmo que um técnico especializado em pinturas de conservação vegetal irá resolver a questão das pinturas das obras e livros de vários autores.