Bloco propõe medida no Orçamento para travar incineradora e estranha ausência de propostas de PSD e PPM | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

O Bloco de Esquerda é o único partido que vai propor que o Orçamento da Região que está a ser analisado esta semana no parlamento inclua medidas para impedir a construção de uma incineradora em São Miguel. António Lima estranha a ausência de propostas ...

o, bloco, de, esquerda, é, o, único, partido, que, vai, propor, que, o, orçamento, da, região, que, está, a, ser, analisado, esta, semana, no, parlamento, inclua, medidas, para, impedir, a, construção, de, uma, incineradora, em, são, miguel, antónio, lima, estranha, a, ausência, de, propostas

Bloco propõe medida no Orçamento para travar incineradora e estranha ausência de propostas de PSD e PPM

Data: 2021/04/22
Visualizações: 0
Incorporar

O Bloco de Esquerda é o único partido que vai propor que o Orçamento da Região que está a ser analisado esta semana no parlamento inclua medidas para impedir a construção de uma incineradora em São Miguel. António Lima estranha a ausência de propostas sobre este assunto por parte dos partidos do governo que se têm manifestado contra a construção da incineradora – PSD e PPM – mas que, agora que têm o poder de tomar esta decisão, nada fazem.

António Lima manifestou “estupefação” pelo facto de haver esta lacuna no Orçamento e por não haver propostas de alteração de nenhum outro partido sobre este assunto, recordando que o líder parlamentar do PPM até já foi a tribunal para tentar impedir a construção da incineradora e que o líder parlamentar do PSD, na audição com o Governo Regional prévia à elaboração do Orçamento, defendeu que fosse realizado um estudo para avaliar o possível envio de resíduos de São Miguel para a ilha Terceira, no sentido impedir a construção da incineradora de São Miguel.

No entanto, agora que estão no governo, o CDS – partido do secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas – diz que a responsabilidade do projeto é exclusiva das câmaras municipais da ilha de São Miguel, e o PSD e o PPM não têm coragem para implementar medidas para travar a incineradora de São Miguel.

Recorde-se que há um estudo realizado por associações ambientais que demonstram que a construção da incineradora de São Miguel vai impedir o cumprimento das metas de reciclagem a que a Região está obrigada pela União Europeia.

A proposta do Bloco de Esquerda – que será votada ainda esta semana – propõe que o Governo Regional negoceie com a Associação de Municípios de São Miguel – promotora do projeto da incineradora – a implementação de medidas conjuntas para o tratamento dos resíduos não recicláveis de São Miguel que permitam à Região cumprir as metas de reciclagem e deposição em aterro, incluindo a possibilidade de transporte de resíduos não recicláveis de São Miguel para a incineradora da Terceira – que está sobredimensionada e tem a capacidade para tratar estes resíduos –, com a comparticipação financeira do Governo Regional.

A proposta prevê ainda negociações do Governo com a TERAMB – responsável pela gestão dos resíduos na ilha Terceira – para a instalação de uma unidade de tratamento mecânico e biológico completo para aumentar a reciclagem e diminuir a quantidade de resíduos que são incinerados.

Horta, 21 de abril de 2021

Powered by WebTV Solutions