O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, referiu hoje, na Horta, que o Governo Regional dos Açores está a “promover e a rentabilizar a centralidade atlântica da Região e a sua inserção no sistema de relações internacionais”. Nes...
o, subsecretário, regional, da, presidência, pedro, faria, e, castro, referiu, hoje, na, horta, que, o, governo, regional, dos, açores, está, a, “promover, e, a, rentabilizar, a, centralidade, atlântica, da, região, e, a, sua, inserção, no, sistema, de, relações, internacionais”, , nes
O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, referiu hoje, na Horta, que o Governo Regional dos Açores está a “promover e a rentabilizar a centralidade atlântica da Região e a sua inserção no sistema de relações internacionais”.
Nesse sentido, Pedro Faria e Castro, que falava na Assembleia Legislativa Regional, no âmbito do debate do Plano e Orçamento do Governo para 2021, destacou o posicionamento dos Açores “no quadro da Relação Transatlântica e as relações com os Estados Unidos”.
“Atendemos à cooperação da Região com outras entidades subestatais e até mesmo estatais”, asseverou o governante, dando como exemplo “Cabo verde, Estados e Províncias dos Estados Unidos, do Canadá e do Brasil”.
Na área das relações externas, Pedro Faria e Castro sublinhou a participação dos Açores “no processo de construção europeu”, relevando a participação nos eventos da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e, “principalmente, na Presidência da Conferência das Regiões Ultraperiféricas”.
Relativamente ao Plano desta área da governação, Pedro Faria e Castro adiantou que as ações inscritas “totalizam 1,55 milhões de euros”.
“Os projetos repartem-se por cinco áreas”, avançou o responsável, nomeadamente o apoio à Comunicação Social, o Jornal Oficial, a Coordenação da Atividade Governativa, as Relações com o Atlântico e os Açores no Espaço Europeu.
Nos projetos referidos, Pedro Faria e Castro destacou um apoio de 850 mil euros para a Comunicação Social e o “financiamento de obrigações específicas de serviço público de notícias e televisão, este último dirigido à Rádio e Televisão de Portugal e à Lusa, a atribuir mediante acordos específicos, num valor de 127 mil euros”.
“O investimento na comunicação institucional e na presença web de todo o Governo” é também uma garantia, disse Pedro Faria e Castro, através da realização de “investimento em plataformas eletrónicas de comunicação e relacionamento com os cidadãos”.
Pedro Faria e Castro destacou ainda a Conferência sobre o Futuro da Europa, “simbolicamente lançada no próximo dia 9 de maio, sob a égide das Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia”.
Nesse âmbito, concluiu o governante, espera-se que os Açores “possam ver a sua participação reforçada no processo de integração europeia”.