CDS contra modelo de transporte aéreo que obriga passageiros a pernoitar em São Miguel | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

O Breves Jornal / breves tv Publicado por Valdemar Furtado · 2 h ·  CDS contra modelo de transporte aéreo que obriga passageiros a pernoitar em São Miguel Saúde Pública O Grupo Parlamentar do CDS-PP, por iniciativa da deputada Catarina Cabeceiras, que...

, o, breves, jornal, /, breves, tv, publicado, por valdemar, furtado · 2, h · , cds, contra, modelo, de, transporte, aéreo, que, obriga, passageiros, a, pernoitar, em, são, miguel, saúde, pública, o, grupo, parlamentar, do, cds-pp, por, iniciativa, da, deputada, catarina, cabeceiras, que

CDS contra modelo de transporte aéreo que obriga passageiros a pernoitar em São Miguel

Data: 2020/05/28
Visualizações: 0
Incorporar

CDS contra modelo de transporte aéreo que obriga passageiros a pernoitar em São Miguel

Saúde Pública

O Grupo Parlamentar do CDS-PP, por iniciativa da deputada Catarina Cabeceiras, questionou esta quarta-feira o Governo Regional sobre a situação dos açorianos que, enquanto passageiros inter-ilhas de regresso à sua ilha de residência por via aérea, têm de fazer pernoita obrigatória na Ilha de São Miguel.

No âmbito da pandemia da COVID-19, tem estado em vigor nos Açores um modelo de deslocações aéreas excecionais inter-ilhas, em que é exigida aos passageiros a devida autorização por parte da Autoridade Regional de Saúde para o efeito e em que, qualquer que seja a origem e destino pretendidos pelo passageiro, o itinerário de voo é circular, com início e término na ilha de São Miguel. Este modelo obriga a que muitos dos passageiros oriundos tanto do Grupo Ocidental como do Grupo Central, nomeadamente das ilhas sem hospital, tenham que permanecer várias horas em São Miguel para regressarem à sua Ilha de residência.

Catarina Cabeceiras considera “inaceitável que estes passageiros, que se deslocam entre ilhas maioritariamente por razões de saúde e que portanto pertencem a grupos de risco, se vejam sujeitos a uma situação em que têm que passar várias horas dentro de uma aeronave, desembarcar em Ponta Delgada, apanhar um transporte para o local onde vão pernoitar, voltar a apanhar o transporte para o aeroporto e embarcar, com todos os contactos que isso implica, e tudo isso em São Miguel que é precisamente a ilha que de momento apresenta maior número de casos ativos e maior potencial de transmissão ativa”.

Perante o maior risco de contágio que esta situação representa, a deputada centrista questionou o Governo Regional sobre que medidas foram tomadas para salvaguardar a saúde destes passageiros e para assegurar a estes passageiros o suporte dos custos inerentes a esta pernoita. “Não se compreende porque é que, no momento em que a Ilha de São Miguel ficou com várias cadeias de transmissão local ativas, e sendo o Governo Regional o acionista único da SATA Air Açores, o modelo de transporte aéreo não tenha sido alterado por forma a isentar estes açorianos, deslocados da sua ilha por motivos de saúde, da obrigação de pernoita em São Miguel”, declarou Catarina Cabeceiras.

CDS Açores
27-05-2020
Comunicação
Categoria: CDS Açores

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e interiores
 
4
Pessoas alcançadas
0
Interações
Promover publicação
 
 
 
 
 
 
 
 

Governo Regional cria grupo operacional para acompanhar implementação das ações previstas na Estratégia de Valorização da Carne dos Açores

Ponta Delgada, 27 de Maio de 2020

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, criou um grupo operacional para acompanhar a implementação das ações previstas na Estratégia de Valorização da Carne dos Açores, tendo em vista o reforço da notoriedade e a sua valorização nos diferentes mercados.

 

Um despacho hoje publicado em Jornal Oficial define que este grupo operacional funciona na dependência direta do Secretário Regional da Agricultura e Florestas e integra o Diretor Regional da Agricultura, bem como representantes do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), do Centro da Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) e da Federação Agrícola dos Açores (FAA).

 

A Estratégia de Valorização da Carne dos Açores, desenvolvida no âmbito do CERCA, aponta, entre outros aspetos, para uma maior aposta na qualidade, na inovação e na diferenciação das produções, bem como no reforço da organização e de forma a garantir a sustentabilidade deste setor.

 

Para alcançar estes objetivos são apontadas dois grandes linhas, sendo uma relacionada com a implementação de ‘Melhorias Gerais’, reforçando, por exemplo, a visibilidade da imagem e das marcas associadas, enquanto a outra tem em conta as ‘Prioridades do Setor’, com medidas que visam o reforço na aposta na qualidade ou a organização da produção.

 

“Trata-se de um documento importante e cuja aplicação prática das medidas preconizadas é fundamental para reforçar o posicionamento deste setor no panorama nacional, um mercado em que Portugal é deficitário, já que só produz 50% daquilo que consome, sendo os Açores responsáveis por 20% da produção nacional”, afirmou João Ponte, acrescentando que esta fileira gera atualmente um volume de negócios anual estimado em 50 milhões de euros, sem contar com os apoios do POSEI atribuídos aos produtores.

 

João Ponte destacou que os Açores têm condições excecionais para a produção de carne diferenciada e de excelente qualidade, além de possuírem um vasto efetivo bovino, não só de raças de leite, mas também de raças de carne, com animais de categoria superior e recursos naturais abundantes, clima ameno e solos férteis.

 

Por outro lado, o governante referiu que existe um forte compromisso de toda a cadeia de valor com práticas sustentáveis na produção e no cumprimento dos mais elevados parâmetros e normas de bem-estar animal, ambiental e responsabilidade social.

 

GaCS/RM

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, ar livre e natureza
 
5
Pessoas alcançadas
0
Interações
Promover publicação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-14:34
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5737 visualizações
 
O Breves Jornal / breves tv
Publicado por Valdemar Furtado30 de outubro de 2017

Quem se recorda destes tempos?
Foi assim que Crescemos »» O Breves Jornal / breves tv .

Solidariedade Feminina
Jantar Solidário ...

Ver mais
 
4
Pessoas alcançadas
0
Interações
Promoção indisponível
 
 
 
 
 
 
 
 

Empresas devem preparar planos de investimento «para responder a procura acrescida»

2020-05-27 às 15h51

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que as empresas devem começar a preparar os seus planos de investimento e a capacitarem-se «para responder a procura acrescida».

...Ver mais
A imagem pode conter: 1 pessoa, fato
 
6
Pessoas alcançadas
0
Interações
Promover publicação
 
Powered by WebTV Solutions