Dia da Criança | Vigilância da saúde 01/06/2020 DGS reforça importância da vigilância da saúde e apela à vacinação. A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, apelou hoje para que os pais vacinem os filhos, utilizem as consultas de vigilância e realize | Jornal “O Breves”–“ Breves TV Online”

Dia da Criança | Vigilância da saúde01/06/2020 DGS reforça importância da vigilância da saúde e apela à vacinação. A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, apelou hoje para que os pais vacinem os filhos, utilizem as consultas de vigilância e realizem...

, dia, da, criança, |, vigilância, da, saúde01/06/2020, dgs, reforça, importância, da, vigilância, da, saúde, e, apela, à, vacinação, a, diretora-geral, da, saúde, graça, freitas, apelou, hoje, para, que, os, pais, vacinem, os, filhos, utilizem, as, consultas, de, vigilância, e, realizem

Dia da Criança | Vigilância da saúde 01/06/2020 DGS reforça importância da vigilância da saúde e apela à vacinação. A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, apelou hoje para que os pais vacinem os filhos, utilizem as consultas de vigilância e realize

Data: 2020/06/02
Visualizações: 0
Incorporar

Dia da Criança | Vigilância da saúde
01/06/2020

DGS reforça importância da vigilância da saúde e apela à vacinação.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, apelou hoje para que os pais vacinem os filhos, utilizem as consultas de vigilância e realizem o teste do pezinho aos recém-nascidos.

O apelo foi feito na conferência de imprensa diária sobre a pandemia de Covid-19, onde a Diretora-Geral da Saúde fez questão de assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, em que se celebram os seus direitos, nomeadamente de «ter resposta às suas necessidades e de terem um desenvolvimento harmonioso e saudável».

«Portanto, queremos aqui deixar claro que tudo o que diz respeito ao universo das crianças deve manter-se na área da saúde, desde as consultas pré-concecionais, à gestação, à altura do parto, ao nascimento, à saúde infantil, ao teste do pezinho que é tão importante», declarou.

Mas o «grande apelo» é à vacinação: «não há nenhum motivo neste momento para que as crianças não tenham as suas vacinas atualizadas».

«A vacina evita muitas doenças, algumas delas graves, e, portanto, nesta altura a última coisa que nós queremos ter é surtos de outras doenças», salientou a responsável, acompanhada pela Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

Crianças têm «direito a brincar, têm direito a aprender, têm direito a divertir-se»

Graça Freitas assegurou ainda que os centros de saúde estão preparados para receber as crianças. «É preferível marcar, obviamente, para evitar filas e aglomerados, mas tirando este pequeno conselho tudo o resto está feito em segurança para as poder vacinar».

O pedido de Graça Freitas estende-se à realização das consultas de vigilância da saúde das crianças e do teste do pezinho, porque «é um teste diagnóstico muito importante».

Apesar de o mundo viver tempos de pandemia, a Diretora-Geral da Saúde afirma que as crianças têm «direito a brincar, têm direito a aprender, têm direito a divertir-se», desde que seja em segurança.

«Tudo isso pode ser feito em segurança. Portanto, podem ser levadas a passear ao ar livre ou a fazer jogos, ir à praia, a conviver com os mais velhos desde que mantenham a etiqueta respiratória, a distância física, a máscara», realçou.

Podem também «aprender a demonstrar afeto de outra forma, cantando com os avós, jogando, brincando, mas evitando, tal como os adultos, o contacto físico, evitando tossir ou espirrar para outros ou mexer em objetos», observou ainda a Diretora-Geral da Saúde.

Para saber mais, consulte:
Direção-Geral da Saúde (DGS) > Dia Mundial da Criança

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e closeup
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Mariajesulmina Afonso, pessoas em pé
 
 
Comentários
 
Escreve um comentário...
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-13:10
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
6800 visualizações
 
O Breves Jornal / breves tv

" Nós somos fortes e vamos dar a volta a esta situação" - Nuno Silveira ( Presidente da Junta de Freguesia da Calheta)»https://www.facebook.com/obrevesjornal/vi...

Ver mais
 
 
Comentários
 
Comentar como O Breves Jornal / breves tv
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Governo assinala reabertura das Lojas de Cidadão com visita a Leiria

2020-06-01 às 19h28

A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e a Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, visitaram a Loja de Cidadão de Leiria para assinalar a reabertura destes serviços que voltam a estar disponíveis, na generalidade do país, para atendimento presencial com pré-agendamento.

Em declarações aos jornalistas, Alexandra Leitão afirmou que, para segurança dos utentes e dos trabalhadores, ainda não foi possível retomar o atendimento espontâneo, sublinhando que «não vale a pena e é até contraproducente e pouco prudente» as pessoas deslocarem-se a estes espaços sem um agendamento confirmado pelos serviços.

«Alterámos o paradigma, temos apenas atendimentos com marcação prévia e isso só é possível tendo em conta outras medidas conjunturais que foram adotadas, como a prorrogação dos documentos até 30 de outubro», esclareceu a Ministra.

Sobre o reforço do atendimento presencial, Alexandra Leitão reforçou que «não é só nas Lojas de Cidadão que funciona o atendimento, mas também nos Espaços Cidadão, que dão apoio a muitas das coisas que já se podem fazer online». «Relembro que se pode tirar o Cartão de Cidadão online, desde que se tenha mais de 25 anos, por exemplo», afirmou.

A Ministra disse ainda que foram instalados, numa colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o Institutos dos Registos e Notariado (IRN) e as autarquias, postos temporários, denominados Quiosques Cidadão, para a entrega do Cartão de Cidadão. «Neste caso, como noutros, este momento de exceção obrigou-nos a respostas rápidas, que estão a ser dadas», concluiu.

As Lojas de Cidadão da Área Metropolitana de Lisboa são as únicas que permanecem encerradas, tendo o Governo previsto reavaliar esta decisão a 4 de junho.
Tags:
lojas de cidadão
Áreas:
Modernização do Estado e da Administração Pública

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, visita Loja de Cidadão de Leiria, 1 junho 2020

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e interiores
 
 
Comentários
 
Escreve um comentário...
 
  •  
  •  
  •  
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-12:35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
8286 visualizações
 
O Breves Jornal / breves tv

" Alterou o quotidiano de toda agente" - Duarte Silveira ( Músico )»»

Powered by WebTV Solutions