Capitão-tenente Hipólito Martins e Capitão Paulo Santos integram operação da União Europeia em Itália
O Capitão-tenente Hipólito Martins, da Marinha Portuguesa, e o Capitão Paulo Santos, da Força Aérea, integraram recentemente a operação da União Europeia “IRINI”, em Itália.
O Capitão-tenente Hipólito Martins, que rendeu o Capitão-tenente Faias Martins, integra o “Force Headquarters” da missão, embarcado no navio italiano "ITS SAN GIÓRGIO", atualmente atracado no Porto de Brindisi, em Itália, juntamente com o Capitão-tenente Paulo Macedo.
O Capitão Paulo Santos, que rendeu o Major Hugo Ferreira, desempenha funções no “Operational Headquarters”, em Roma, juntamente com o Capitão-de-fragata Luís Marcão.
A IRINI tem como missão essencial a aplicação do embargo ao armamento imposto pela ONU à Líbia, através da utilização de meios aéreos, de satélite e marítimos. Esta permitirá inspecionar navios no alto mar, ao largo da costa da Líbia, no Mar Mediterrâneo, que sejam suspeitos de transportarem armamento ou material relacionado com origem ou destino na Líbia, em conformidade com a Resolução 2292 (2016) do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A missão contempla ainda, o combate ao tráfico de pessoas, e ao contrabando de combustíveis no Mediterrâneo central, bem como o treino da Guarda Costeira e Marinha da Líbia.








